Passagem da água do Rio Caí para o Rio dos Sinos

Transposição de águas do Rio Caí: Comitê discute impacto


Transposição das águas (alteração da passagem da água) da Bacia Hidrográfica do Rio Caí para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos: um dos principais temas da reunião mensal do Comitê Caí, nesta terça (20) em São Sebastião do Caí. Teve presença de cidades da região, como o Vereador montenegrino José Alfredo Schmitz (PMDB) e Fernando Orth, gerente da Unidade de Saneamento (US) de Montenegro da Corsan, que avaliaram o impacto da transposição.
        Talvez esteja sendo transposto além do que a Bacia do Rio Caí poderia suportar em tempos de estiagem, avaliou um palestrante. Outra informação: está sendo finalizado o Termo de Referência da fase C do Plano de Bacia do Caí, etapa final de estudos sobre o Rio, que possui 250 quilômetros de extensão.
        No encontro revelado ainda que dentre as metas do Comitê, realizar estudo de concepção para o sistema de esgotamento sanitário de municípios do Corede Vale do Caí, onde se inclui Montenegro. Em sua palestra, o gerente local da Corsan, Fernando Orth, informou que atualmente a Companhia é responsável pelo fornecimento de água a 56 mil pessoas em Montenegro, e que são captados 200 litros de água por segundo de dois pontos do Rio Caí, para tratamento. Não tivemos até agora problemas de abastecimento, avaliou Orth.
        A reunião de dezembro do Comitê ainda teve participação de representantes da CEEE e do DRH Departamento de Recursos Hídricos do Estado, além do Corede Vale do Caí.