Fábrica da Kappesberg em Montenegro


Só falta assinar a escritura
para a Kappesberg comprar a área da fábrica da Antarctica





Foto da Notícia
Uma das gigantes do setor moveleiro, a empresa Kappesberg, com sede em Tupandi, está chegando a Montenegro, investimento em montengro gira em torno de R$ 6 milhões


A secretária municipal de indústria e comércio, Rejane Baptista, confirmou que a compra das antigas instalações da Antarctica (AmBev), na margem da RS 240 e rua Osvaldo Aranha, já estaria praticamente acertada.

O prefeito Percival de Oliveira, em entrevista ontem para a Rádio América, também confirmou que a negociação estava adiantada. A informação é de que o negócio está fechado, faltando apenas assinar o contrato de compra e venda. 


Para assinar a escritura, estaria faltando apenas a retirada dos equipamentos do interior da antiga fábrica de bebidas, entre eles 18 tanques e outros maquinários, o que deve demorar cerca de um ano. Os valores e as condições da aquisição do imóvel já estariam acertados e algumas partes dos pavilhões poderão ser logo ocupados pela Kappesberg.

A direção da empresa ainda não se manifestou oficialmente. O Fato Novo procurou contato ontem com a sede, mas o diretor responsável pela negociação não se encontrava. A informação é de um investimento em torno de R$ 6 milhões numa área de 305.860 metros quadrados, dos quais 24.749 m² de área construída, com 668 metros de frente para a RS 240 e 122 metros para a rua Osvaldo Aranha.

O antigo prédio da Antarctica foi construído em 1973 e chegou a receber 450 funcionários para a produção de cerveja e refrigerante.


Foto da Notícia

A fábrica fechou em 2006 e desde então os pavilhões estão desocupados. Conforme o site da empresa que negocia a venda da área, os prédios são planejados e foram executados prevendo possíveis expansões, permitindo fácil adaptação para outros tipos de uso industrial.

Uma gigante
 

Em setembro deste ano, o prefeito de Montenegro, acompanhado do vice-prefeito Marcos Griebeler e da secretária Rejane, estiveram na sede da Kappesberg em Tupandi. Na ocasião conversaram com os empresários Carlos Luiz Sost e Celso Theisen.

O prefeito aproveitou para apresentar uma proposta de incentivos para a Kappesberg, como isenção de IPTU por dez anos, devolução de metade do total arrecadado em ICMS e redução do ISS. Também foi feito contato com o empresário Heitor Müller, que é de Tupandi, mas possui empresa em Montenegro, que como presidente da Fiergs poderia apoiar a realização de cursos de capacitação de mão de obra.

Na época, os diretores manifestaram interesse em instalar em Montenegro um depósito e centro de distribuição. Mas com os incentivos do município e as amplas instalações, o prefeito também acredita que o local poderá contar com uma fábrica de móveis. Tem a possibilidade de uma fábrica de sofás, comentou Percival.

Além de Tupandi, a Kappesberg possui uma unidade em São Vendelino e recentemente adquiriu uma fábrica de colchões em Viamão. Em Tupandi conta com 100 mil m² de área fabril e está em processo de ampliação de mais 46 mil metros quadrados. É uma das maiores indústrias moveleiras da América Latina, estando presente em quarenta países e produzindo diariamente 8 a 9 mil móveis.



Fonte: fatonovo.com