Doux-Frangosul de Montenegro

Criadores de aves e suínos integrados da Doux-Frangosul podem suspender alojamentos


A grave situação dos produtores integrados de aves e suínos da empresa Doux-Frangosul motivou a realização de uma assembleia geral com mais de 600 pessoas, em São José do Sul, nesta quarta-feira. Eles pretendem suspender a criação até receber o pagamento dos lotes atrasados.

Organizados pela Fetag, Associação de Criadores de Suínos e de integrados, a assembleia decidiu solicitar o imediato pagamento dos lotes atrasados, não alojar mais aves e suínos até que os pagamentos sejam normalizados, realizar mobilizações em frente à empresa, ingressar na Justiça com ações de cobrança, solicitar a intermediação dos governos federal e estadual e a prorrogação por mais 12 meses da implementação da IN 59 (adequação dos aviários a questões ambientais).
O presidente da Fetag, Elton Weber, disse que as entidades só voltarão a sentar para negociar com a Doux-Frangosul após a realização dos pagamentos.
- Os atrasos chegam até 150 dias e os produtores estão completamente descapitalizados e em situação desesperadora. Muitos com débitos junto a agentes financeiros e no comércio - observa.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro, Romeu Krug, destacou a expressiva participação dos produtores. Ele disse que quase 50% dos integrados do Estado estiveram presentes, o que demonstra a situação difícil que eles estão enfrentando.
Em referência à assembléia gera, a Doux Frangosul informou por meio de nota oficial que apresentará até o próximo dia 21 de dezembro, um novo cronograma de pagamentos.
Fonte: Zero Hora