DML em Montenegro








Amvarc e Codevarc reforçam luta por DML em Montenegro 
Entidades representativas como Amvarc, Associação dos Municípios do Vale do Caí e Codevarc, Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Caí apoiam o movimento iniciado pelo Vereador José Alfredo Schmitz (PMDB), com vistas à instalação de uma unidade do Departamento Médico Legal (DML) em Montenegro, para o atendimento de todo o Vale do Caí.
Reunião na Câmara na última quinta-feira (15) contou com a presença, além de Sérgio Moraes, Secretário Executivo das duas entidades, de lideranças montenegrinas. Ele assegurou que a proposta será uma bandeira das duas entidades. Sugeriu inclusão na Consulta Popular de 2012, mas destacou que, para ser aprovada é preciso discutir mais intensamente com a comunidade. Schmitz sugeriu inclusão da demanda no item Segurança.  
Moraes também revelou que em futura audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels, agendada pela Amvarc, será incluído o tema Departamento Médico Legal para o Vale do Caí. Representantes do grupo que deflagrou o processo, liderado pelo Vereador Schmitz, serão convidados para participar do encontro. 
José Alfredo destaca que o objetivo é reduzir o sofrimento dos familiares e amigos, que agonizam esperando liberação dos corpos das vítimas de mortes violentas. Atualmente, os cadáveres são removidos para o DML de Novo Hamburgo, que não funciona durante as 24 horas do dia, além de ter que atender dezenas de cidades, lamenta. Por último, revelou que o Prefeito Percival de Oliveira (PMDB) fez o anúncio de que vai ceder uma área do Município para a construção do DML.