Câmara de Vereadores de Montenegro viabiliza videomonitoramento na cidade






Montenegro terá 13 câmeras de videomonitoramento. Quinta-feira (15), em reunião na Câmara o projeto de instalação, elaborado pela empresa montenegrina Getec, foi apresentado detalhadamente. Participaram Vereadores, Brigada Militar, CDL, ACI Montenegro e Prefeitura. 
A boa notícia é que a Câmara vai disponibilizar o valor necessário para a execução do projeto: R$ 352.590,97, das sobras orçamentárias de 2011. Por questões legais, o valor precisa ser repassado pelo Executivo, através de projeto de lei.  
O Presidente da Câmara, Vereador Ari Müller (PDT) reforça a importância do monitoramento para a cidade: sabemos que ainda não é o ideal, mas 13 câmeras distribuídas estrategicamente representam o início do processo. Em casos como este, por questões formais, mesmo se tratando de verba do Orçamento da Câmara, o projeto de lei precisa partir da Prefeitura. Müller, que tratou do assunto diretamente com o Vice-Prefeito Marcos Griebeler (PP), assegura: o Executivo concorda em enviar o projeto. 
O presidente da CDL, Alexandre Schmitz, acrescenta que se está correndo contra o tempo, pois o ano está acabando e o processo precisa dar entrada na Câmara, para ser aprovado. 
Conforme o Comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar Major Marcus Vinicius Sousa Dutra, o assunto videomonitoramento tem mais de 11 anos. Não podemos ficar olhando o passado, temos que pensar no futuro. Major Dutra diz que o projeto prevê 13 câmeras, mas se houver maior volume de recursos financeiros será possível ampliar. 
Germano Heinz, da empresa Getec, explicou que o custo de implantação não será maior em razão de estar utilizando a estrutura de fibra óptica que a Getec já está instalando na cidade. 
Por último, Dutra sugeriu que, futuramente, seja buscada parceria com outros municípios, para se transformar em projeto regional.  A expectativa no Legislativo é que o projeto seja encaminhado, pelo Executivo, na próxima semana.




O projeto








Serão 13 câmeras modelo Speed Dome, instaladas nas seguintes ruas:




Ramiro Barcelos x Rua José Luiz / Centro




Rua Olavo Bilac x Rua João Pessoa / Centro 




Rua Ramiro Barcelos x Rua Santos Dumont –/Centro




Rua Ramiro Barcelos x Rua Osvaldo Aranha / Centro




Rua Buarque de Macedo x Rua Osvaldo Aranha – Centro




Rua Torbjorn Weibull x Rua Bruno de Andrade / Timbaúva




Rua Bruno de Andrade x Hans Varelmann / Timbaúva




Rótula da RS 240/287 x Posto Shell




Rua Júlio Renner x Rótula da RS 124 / Timbaúva




Rua Osvaldo Aranha x AmBev /287




Rua Dr. Celso Emílio Muller x Rua Ernesto Pop / Cinco de Maio




Estrada Cylon Rosa x Estrada Dr. Niquinho (Bairro Aeroclube)




Rodoviária