BOM PARA MONTENEGRO RS CIDADE DAS ARTES

Seminário de Empreendedorismo na Área Musical

 Bebeto Alves, diretor do Centro de Música da Funarte foi o palestrante


              Orquestra Sinfonica da UFRJ, na Sala Cecilia Meireles. Foto Carlos Sadicoff
Um seminário voltado para as boas práticas e iniciativas de sucesso na questão do empreendedorismo chegou à sua quinta edição e trouxe representantes de diversos setores das áreas musical, econômica e política. O encontro  debateu assuntos ligados à inserção da música clássica como meio de inclusão social, através do empreendodorismo individual e coletivo, foi realizado  16/12 (sexta-feira), no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio, das 9h às 17h.
Bebeto Alves, diretor do Centro da Música da Funarte, participou da mesa de abertura juntamente com a desembargadora Maria das Graças Paranhos, diretora do Centro Cultural Justiça do Trabalho; o ex-senador Saturnino Braga  autor do projeto Música nas Escolas; o maestro Marlos Nobre, presidente do Comitê de Música da Unesco; Sérgio da Costa e Silva, diretor do projeto Música no Museu, dentre outros. Uma das mesas será ocupada por representantes de entidades internacionais, entre eles Rubem Piovano, diretor do Instituto Italiano de Cultura e Paulo Steinberg, diretor da James Madison University, com o intuito de promover o intercâmbio com os músicos brasileiros.
O V Seminário de Empreendorismo na Área Musical teve como objetivo de fomentar a prática do empreendedorismo e a importância da formalização como empreendedor individual, junto aos jovens estudantes e profissionais de música clássica no Brasil. A meta principal é estimular o surgimento de empreendedorismo coletivo e associativo, visando os grupos de música de câmara, conjuntos sinfônicos no campo da música.
A inclusão social por meio da música foi ressaltada em um dos painéis. Aconteceu ainda um concerto da Orquestra de Cellos do Morro do Alemão e, no encerramento, a apresentação da Orquestra SindRefeições, exemplos deste trabalho. Sérgio da Costa e Silva, diretor do Música no Museu, assina a produção e a realização do evento.