Abandono de cães após Natal

Filhotes abandonados e campanha contra abandono de cães após Natal


Brandy e Pudding (foto: Dogs Trust)
Brandy e Pudding foram abandonados antes do Natal de 2010 (foto: Dogs Trust)


Dois cãezinhos abandonados na neve e no frio no fim do ano passado, e readotados em seguida, foram usados por uma fundação britânica em uma campanha para que os animais não sejam dados de presente de Natal, para evitar o seu abandono depois do período de festas.

Desde 1978, a fundação Dogs Trust adota, durante as festas de fim de ano, o slogan Um cão é para a vida, e não só para o Natal. De acordo com a fundação, assim como os brinquedos da moda que as crianças geralmente abandonam algumas semanas depois do Natal, o mesmo ocorre com os filhotes dados de presente.
Em 2011, a Dogs Trust adotou mais um slogan em sua campanha de fim de ano: tire os filhotinhos da lista de presentes de Natal.

Um exemplo destes casos, segundo a fundação, são Brandy e Pudding, dois filhotes que foram abandonados em meio ao frio e à neve no período de Natal do ano passado, em Reading (a oeste de Londres).

Brandy, que é um bull terrier, foi deixado no meio da rua, enquanto Pudding, que é metade boxer, foi encontrado em uma mata coberta de neve.

A Dogs Trust diz ter certeza de que Brandy e Pudding foram comprados como presentes de Natal, e depois abandonados quando seus donos se deram conta da dedicação que um cão demanda.
Brandy e Pudding, ambos com 15 meses de idade, foram adotados por moradores das redondezas de Reading.
Brandy e Pudding com seus novos donos, um ano depois (foto: Dogs Trust) 
Um ano após serem abandonados, cães vivem em conforto com novos donos 
(foto: Dogs Trust)


Nem todos os cãezinhos são tão sortudos, e nós pedimos a todos que consideram comprar um filhote no Natal que levem em conta a responsabilidade que isso traz, afirma a gerente da Dogs Trust, Maureen Iggleden.

Eles (os filhotes) demandam muito tempo e comprometimento.
A Dogs Trust, que possui 17 centros de adoção em todo o Reino Unido, diz que toma conta de cerca de 16 mil cães todo ano, com o objetivo de reencaminhá-los para novos donos.