1ª Conferência Estadual de Turismo RS



Estado discute turismo em Conferência

Ataulfo Escher, Carlos Antônio Campani e Andrisa Mariano
Estado discute turismo em Conferência
A Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) deu início, ontem (14), à 1ª Conferência Estadual de Turismo, na FIERGS, em Porto Alegre, com a participação de autoridades, delegados de todo o Estado e palestrantes de outras regiões brasileiras. As discussões, elaboradas a partir de conferências regionais, seguiram até hoje, momento de aprovação do documento final.

Ainda na parte da manhã, os presentes foram contemplados com a palestra de Flávio Dino, presidente da Embratur, que fez referência ao descobrimento do Brasil, em 1500, e o turismo comercial praticado pelos portugueses. Além disso, citou o primeiro evento realizado em solo brasileiro, em alusão à primeira missa rezada no século XVI. Por fim, lembrou que Pero Vaz de Caminha foi o primeiro presidente da Embratur. O foco dos trabalhos foi a preparação do Brasil para os grandes eventos que estão por vir, como o Rio + 20 (2012), a Jornada Mundial da Juventude (2013), COPA 2014, Copa América (2015) e Olimpíadas e Jogos Paraolímpicos 2016, período em que o Brasil deve ser trabalhado como destino estrela, agregando cultura e turismo, destacou o diretor de Turismo, Ataulfo Escher.

Após o almoço, os presentes acompanharam o pronunciamento do Governador do Estado, Tarso Genro, que recepcionou os presentes e manifestou a importância do segmento para a economia e o social. Em seguida, os delegados, em grupos de trabalho, apresentaram propostas ao documento final. Propusemos o incremento na fiscalização dos agentes de turismo a nível estadual, como meios de transporte, hospedagem e condutores/guias de turismo, a fim de profissionalizar o setor, preservando a segurança de passageiros que realizam passeios guiados, disse. O Vale do Caí estava representado com nove delegados, eleitos na conferência regional, em Encantado, em agosto.

A previsão da SETUR é que as propostas sejam colocadas em prática pelos gestores públicos e acompanhadas pela comunidade, apontando seus resultados e pensando na 2ª conferência, a se realizar dentro de quatro anos.