Uso do Rio Caí para navegação turística, de carga e passageiros



O uso do Rio Caí para navegação turística, de carga e de passageiros passou a ser um dos projetos defendidos pela administração municipal de São Sebastião do Caí. A ideia foi apresentada ao superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, pelo gerente de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Luis Augusto Flores.

A meta, segundo o representante da Prefeitura, é retomar o Rio Caí como um dos meios de desenvolvimento da região. Nossa história mostra que o rio foi o grande responsável pelo progresso da nossa área e também da Serra. Pois foi ali que os imigrantes desembarcaram e buscaram o suporte econômico, disse Flores. Agora, nosso objetivo é trazer de volta, por meio do transporte de passageiros, de cargas e também do turismo, a navegação como fonte de emprego e renda.

O superintendente Vanderlan Vasconselos colocou a SPH à disposição do município e das lideranças para subsidiar o projeto com informações técnicas sobre o Rio Caí e suas condições de navegação. Há uma vontade muito grande deste Governo em fomentar a navegação e desenvolver este que é um dos modais mais econômicos para transportes de todo tipo de carga. Já estamos tendo a experiência positiva com a travessia entre Porto Alegre e Guaíba. Esses projetos precisam ser desenvolvidos em outras regiões, avalia. Vanderlan disse, ainda, que a SPH é parceira para o desenvolvimento de projetos que retomem a navegação no Estado. A cada embarcação que colocamos na hidrovia, são caminhões que saem das estradas e uma grande economia que se conquista em vários aspectos, especialmente no que diz respeito a segurança, disse. No que depender de nosso trabalho, vamos fazer o possível para que a região do Vale do Caí consiga colocar em prática este projeto