EMPREENDEDORISMO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL RJ

Seminário Inovação e Empreendedorismo traz para a ACRJ cases inovadores




Uma grande oportunidade de troca de ideias com representantes de empresas que buscaram e buscam na inovação os caminhos para desenvolver negócios. Esse foi o destaque do seminário Empreendedorismo e Inovação realizado quarta-feira (10/11) na Associação Comercial do Rio de Janeiro pelo Conselho Empresarial de Jovens Empreendedores da ACRJ, em parceria com o Instituto Millenium e a Endeavor.

O diretor de Projetos Estratégicos do Peixe Urbano, Luke Cohler, revelou que trazer o conceito de compras coletivas para o Brasil foi um desafio. O mais importante para Cohler foi, logo após contatar eventuais clientes e parceiros, executar a ideia.
jovens2
Procuramos manter o pensamento carpe diem quando o empreendedor vê uma oportunidade e sai logo para fazer. Não perdemos muito tempo presos no planejamento. Do contrário, acho que tem sempre um concorrente pensando na mesma coisa e que pode chegar antes. Deu certo e acho que qualquer empreendedor deveria olhar nosso caso para aprender e ver como isso pode ajudá-lo em seus negócios, explicou Luke Cohler.

jovens


O sócio da Rádio Ibiza, Pedro Salomão, manteve o tom de agilidade sugerido pelo diretor do Peixe Urbano. Pedro afirmou que não adianta nada ter a ideia, ser empreendedor, mas não profissionalizá-la.

Se você lança a ideia no mercado sem um plano de negócios, vem alguém mais organizado, faz melhor e você é esquecido. A grande mensagem que temos para deixar é que o empreendedor tem alguns desafios, o mais fácil deles é ter a boa ideia, até porque outros também a terão. O mais difícil é conseguir sintetizar isso para um plano de negócios, fazer acontecer e crescer, comentou o empresário da Rádio Ibiza.

Pedro Salomão salientou ainda a importância da liderança e da motivação no empreendedorismo.
Nosso dia a dia é basicamente formado de alguns problemas e escolhemos como os resolveremos: de uma maneira muito difícil e tortuosa, ou de forma dinâmica e prazerosa. A mensagem de empreender, de maneira feral, é tornar as coisas mais fáceis, mais produtivas e motivar as pessoas. O líder junta pessoas e o carismático as motiva. O empreendedor, na verdade, é um carismático que vai motivar outras pessoas, completou Pedro Salomão.

A diretora da Ghante Inovação, Heloisa Moura, analisou inovação e empreendedorismo com base na metodologia lean startups, mostrando que existe um processo para inovar continuamente.
Através da metodologia lean startups é possível desenvolver o negócio de forma interativa, onde se constrói um produto de mínima viabilidade e segue testando-o no mercado, fazendo a primeira venda e evoluindo o negócio. É melhor assim, ao invés de fazer um grande investimento e descobrir no final que não é nada disso que o mercado quer, esclareceu a diretora da Ghante.
FONTE: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE  JANEIRO