Projeto para potencializar a área portuária do Rio Caí e Sinos

                           Reunião debate projeto de potencialização da área portuária da região
 Encontro marcou a integração entre os municípios de Montenegro, São Sebastião do Caí e São Leopoldo



Ocorreu na última sexta-feira (18), na Prefeitura Municipal de São Leopoldo, uma reunião com o objetivo de desenvolver um projeto estrutural para potencializar a área portuária da região. O tema principal foi a navegabilidade e a mobilidade da logística por meio fluvial.




A primeira ação deste encontro destacou-se pela mobilização e integração entre Montenegro, São Sebastião do Caí e São Leopoldo, maiores município dos Vales do Caí e do Sinos. Existe uma preocupação por parte dos prefeitos dessas cidades com relação à saturação das vias rodoviárias. Para os Municípios, o momento é de explorar os meios fluviais e ferroviários, elementos em potencial nas três cidades.




A finalidade da parceria entre os municípios será a integração dos meios logísticos, em especial o fluvial. Será formado um grupo de trabalho com representantes das três cidades para análise da infraestrutura destas e, então, desenvolvimento de estudos de navegabilidade e a construção de três portos. Essa será uma estratégia regional de logística, incentivando os meios de transporte alternativos e viabilizando o melhor escoamento da produção na região e no estado.




Segundo o prefeito Percival de Oliveira, a execução do projeto do sistema portuário é extremamente importante para a região e para o estado. Assim teremos um escoamento da produção de nossas empresas com maior eficiência, desafogando as rodovias e fomentando outros meios de transporte, lembrou.




O chefe do Executivo montenegrino destacou que o incentivo no segmento portuário no município poderá abrir possibilidades de aumento da receita para Montenegro. Somos um potencial logístico no estado devido a nossa localização topográfica. Devemos trabalhar para potencializar o meio de transporte fluvial e ferroviário, ressaltou. Com a qualificação do sistema portuário abrimos portas para a vinda de novas empresas, afirmou Percival.




A partir de agora, os prefeitos irão participar de audiência com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, para incentivar e viabilizar o transporte fluvial.




Também participaram da reunião os prefeitos de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, e de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o engenheiro da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Paulo Duhá; e os secretários Fernando Menezes (Desenvolvimento Econômico e Social), José Carlos Pereira, (Projetos Especiais) e Olger Peres (Geral de Governo)