Organização das Nações Unidas - ONU e o Projeto Pró-Família em Montenegro RS

                                          Marco Antônio Fetter e  Dr. Marcos Griebeler



Montenegro foi selecionada para receber o Projeto Pró-Família: Revitalização de uma Instituição, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O consultor da ONU para o Brasil em assuntos de família, Marco Antônio Fetter, esteve presente no Palácio Rio Branco, na manhã de hoje (21) para apresentar detalhes do projeto. Outros onze municípios também foram escolhidos para realização do trabalho. O objetivo do projeto é trabalhar a importância da família, bem como sua função na sociedade.




Em um primeiro momento, serão estruturadas as seguintes atividades para atuação na cidade: Núcleo de Estudos sobre a Família; Programa de planejamento familiar  Paternidade Responsável; Conselho Municipal da Família, Família-Escola; Núcleo de Estudos sobre a Violência; Cursos de Extensão sobre a Família; Rede Intermunicipal de Estudo sobre a Família; e Ciclo de Seminário, Palestras e Painéis sobre a Família.




O projeto não terá qualquer custo para o Município e será financiado pela ONU, que destinará uma quantia em dinheiro para a realização dos trabalhos sociais. A organização do projeto ocorre até 2013, com visitas periódicas do consultor às cidades selecionadas.




Segundo o consultor da ONU, Marco Antônio Fetter, essas primeiras visitas visam motivar o município e sensibilizar a sociedade para a importância da família. Família é tudo o que temos e o núcleo familiar precisa aprender a educar nossas crianças. É um trabalho a médio e longo prazo, que dará aporte às ações já desenvolvidas pelo Município, explicou. Montenegro ainda não passa por problemas sérios no que se refere à família e é por isso que vamos trabalhar aqui, afirmou Fetter.




O prefeito em exercício, Marcos Griebeler, lembrou a importância de receber este tipo de trabalho na cidade. Os municípios foram escolhidos e, a pedido do presidente da FIERGS, Heitor Müller, Montenegro também foi selecionada, destacou. É uma iniciativa que só nos traz pontos positivos. A família é extremamente importante e temos muita honra em receber esse projeto em Montenegro, afirmou Griebeler.




Também estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leone Bozzetto; a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues; a diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério; e a assistente social Neiva Saldanha.




Municípios selecionados:




Camaquã, Frederico Westphalen, Lagoa Vermelha, Mariana Pimentel, Montenegro, Porto Alegre, São Borja, São João do Polêsine, São Luiz Gonzaga, São Marcos, Gramado e Ivoti.