Horta Comunitária em Montenegro

Programa realiza horta comunitária na SMHAD

Adolescentes acompanharam palestra da bióloga Andrea Hartmann



Os alunos da Licenciatura em Geografia da UNIASSELVI (turmas GED1024 e GED0080), pólo IERGS  Porto Alegre, participaram na última quinta-feira (10) da implantação de uma horta comunitária junto à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), após reunião com a secretária Leone Kayser Bozzetto e a diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério, coordenados pela técnica Helena Bom.




Na oportunidade, foi instalado o primeiro canteiro com mudas de hortaliças e realizada também uma palestra alusiva ao evento, ministrada pela bióloga Andrea Caroline Hartmann, do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia.




O programa desenvolvido pela professora na SMHAD visa realizar acompanhamento multidisciplinar aos adolescentes na faixa etária de 12 aos 18 anos incompletos, que estiverem ou não na FASE  Fundação de Atendimento Sócio Educativo, e que estão cumprindo Medida Sócio Educativa em Meio Aberto, Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade pela prática de ato infracional (LA/PSC).




A coordenadora pedagógica da SMHAD, Helena Maria Hunning Bom, explica que dentre as diversas atividades propostas, está a conscientização dos adolescentes na busca de identificação como agentes de mudança pessoal e social, desenvolvida pelas técnicas responsáveis pelo atendimento e acompanhamento aos adolescentes do Programa. Na execução e elaboração do projeto da horta estão envolvidos os alunos do curso de Licenciatura em Geografia para implantação e manutenção da horta comunitária, que conta com a participação ativa dos adolescentes, destaca. A horta é desenvolvida na área da SMHAD, em locais definidos e que não afetam a circulação e o bom funcionamento da Secretaria.