ESCOLA ETELVINO DE ARAÚJO CRUZ - RUA NOVA - MONTENEGRO - RS

EMEF Etelvino de Araújo Cruz entre as 10 melhores do 11º Prêmio Escola Voluntária

Escola foi a única representante do Rio Grande do Sul selecionada



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvino de Araújo Cruz, da localidade de Rua Nova foi a única representante do Estado a participar do 11º Prêmio Escola Voluntária. A instituição esteve entre as 10 finalistas do Prêmio, que é uma iniciativa da Rádio e Televisão Bandeirantes com o apoio da Fundação Itaú Social. O objetivo da ação é divulgar, incentivar e premiar instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que incentivem o trabalho voluntário entre os seus alunos. O anúncio das vencedoras ocorreu na noite de quarta-feira (16), no auditório do Itaú Cultural, em São Paulo. Infelizmente, a Escola não ficou figurou entre as finalistas. A vencedora foi a Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura, de Santa Catarina, com o projeto Rio das Flores, Rio da Vida.



A EMEF Etelvino de Araújo Cruz participou com o projeto Grupo de Danças Estrela Gaudéria, uma atividade que teve início em 2002, a partir de conversas entre ex-alunos da escola, que participavam de um grupo de CTG e demonstraram interesse em iniciar um grupo de danças na instituição. O projeto tem o objetivo principal de integração da escola com a comunidade visando expandir o processo de aprendizagem para além da instituição, garantindo espaço para o trabalho voluntário dos alunos de 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental.




Cerca de 40 crianças participam do grupo de dança. Os ensaios ocorrem semanalmente, em no mínimo três encontros que acontecem no contra turno escolar e nos finais de semana. O grupo também realiza apresentações artísticas, inclusive em outras cidades, sempre que convidado.



O foco central do projeto é a aprendizagem da cultura gaúcha, principalmente através da dança, com auxílio do trabalho voluntário. A partir de um conhecimento básico dos adolescentes sobre dança gauchesca, eles foram desafiados a ensinar outros alunos interessados. Desde a sexta-feira passada (11), quatro alunos da escola estavam em São Paulo, onde participaram de diversas atividades, como visitas a museus e espaços culturais, além de visitarem os estúdios da Rádio e Televisão Bandeirantes.




Para a diretora da escola, mesmo não recebendo o prêmio, a participação no evento nacional mostra o reconhecimento pelo trabalho realizado na escola há nove anos. É uma atividade que traz muitos benefícios para a comunidade, principalmente para as crianças que participam da ação, destacou Marilete Leal Kuhn. Ficamos muitos felizes de estar entre as 10 melhores escolas selecionadas, disse.



Estar entre os finalistas é motivo de orgulho para a nossa cidade, lembrou o prefeito Percival de Oliveira. Foram mais de 500 projetos inscritos e figuramos entre os 10 primeiros, relatou. Podemos dizer que novamente nossa educação é destaque no Brasil, finalizou o chefe do Executivo. Percival também entregou o prêmio Professor Destaque para Valdir José da Silva, do Instituto Federal de Barbacena.