DML EM MONTENEGRO




DML: Luta para ampliar o atendimento para 24 horas


Preocupado com Montenegro não contar com perícia para encaminhar casos de óbito com causas naturais e os violentos, o Vereador José Alfredo Schmitz (PMDB) promoveu reunião quinta (24), na Câmara. Há reclamações quanto à demora, o que é muito penoso para a família, justifica.
Emocionado o aposentado Maroli Becker deu um testemunho: meu filho morreu numa sexta-feira de noite e só pudemos iniciar o velório no sábado de tarde porque o corpo não foi liberado antes. Caso existisse o serviço 24 horas isso não teria ocorrido.
O delegado Marcelo Farias Pereira relatou que uma das demandas regionais do Orçamento Participativo foi a da criação de um posto do DML, Departamento Médico Legal (antigo IML), visando atender Montenegro e todo o Vale do Caí. Atualmente, o corpo é removido para Novo Hamburgo. Em NH o serviço é realizado somente das 8 às 20 horas. A partir das 20h, todos os cadáveres encaminhados para Novo Hamburgo, são periciados somente a partir das 8h da manhã do dia seguinte. A orientação de encaminhar os corpos de vítimas por morte violenta para Novo Hamburgo é do governo do Estado.
Segundo o delegado, seria importante que o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Departamento de Criminalística (DC) possuíssem uma base em Montenegro, pois atualmente se perde três, quatro e até cinco horas esperando a polícia técnica para liberar o corpo, enquanto em Porto Alegre é suficiente apenas duas horas.
A Secretária de Saúde Ana Maria Rodrigues disse que estão definindo um fluxo para situações de morte natural, criando serviço oficial e formalizando convênios com Hospital Montenegro. Segundo ela, o Departamento Médico Legal não resolveria o problema do município nestas situações, pois é voltado à parte criminal.
Rodrigues propôs a edição de cartilha informando à comunidade como agir. De acordo com o Delegado Marcelo, a quantidade de casos não justificaria um DML em Montenegro. A partir das colocações do delegado, a representante da Associação Comercial, Normélia Faller, sugeriu alternativa. Ela acredita que o caminho é pressionar o Estado a ampliar o atendimento para 24 horas em Novo Hamburgo.
Ficou definido que será obtido nos próximos dias o posicionamento dos atuais governantes estaduais sobre a regionalização do DML, visando atender melhor e com mais rapidez os municípios. Novo encontro na Câmara vai ocorrer em 15 de dezembro, quando será dado retorno das tratativas, além de serem discutidas etapas seguintes.