CORSAN US de Montenegro


  A Corsan inicia um trabalho na unidade de Montenegro com uma haste eletrônica que recebemos da SURNE/CORSAN. Com o objetivo de diminuirmos as perdas de água da rede geral. Uma equipe Treinada da CORSAN LOCAL irá sair à noite (depois das 23h,  devido o ruído do transito) para procura de vazamentos não aparentes. Este aparelho será usado apenas na rede de distribuição de água da CORSAN.

A Haste eletrônica foi testada ontem à noite na US de Montenegro e aprovada. Achamos três vazamentos não aparentes e com muita perda de água.


Descrição:

Esta Haste de Escuta Eletrônica é feita em aço inoxidável, super-leve (425g) e resistente, desmontável em três partes, podendo ser utilizada em tamanhos de 40, 80 e 120cm, cabo em alumínio e manopla anatômica em borracha, com sensor de alta sensibilidade, desenvolvida para captar ruídos de vazamentos em cavaletes ou tubulações expostas, acoplada a Unidade de Controle (a mesma do Geofone Eletrônico ). Sua utilização é fundamental no sentido de, não apenas detectar suspeitas de by-pass, mas inclusive, restringir o campo de busca por vazamentos. Com este equipamento é possível, com rapidez e eficiência, localizar a existência ou não de vazamentos entre pontos de acesso da rede, tais como, registros, hidrantes, válvula, etc.
Consiste basicamente em um sensor piezocerâmico de alta sensibilidade com regulagem automática do nível de ruído que permite a captação dos ruídos gerados pelo vazamento mesmo em tubulações onde a transmissão do ruído não é eficiente como em tubulações plásticas.
O conjunto é extremamente leve e compacto e composto por um amplificador com filtros e display em LEDs brilhantes que indicam a magnitude do ruído provocado pelo vazamento, possibilitando assim, o uso do equipamento por operadores que não possuam necessariamente um treinamento intensivo na interpretação dos ruídos captados pelo equipamento.
Além disso o conjunto opera com um fone de ouvido sem fios, eliminando interferências causadas pelo ruído gerado pelo próprio fio em equipamentos tradicionais.
O sistema contém: haste de escuta eletrônica com microfone de contato, fone de ouvidos, haste de prolongamento, ponteira metálica e maleta plástica para transporte.