Vereadores votam recursos para construção do galpão de reciclagem no Bela Vista



 


Os recursos no total de R$ 257.344,33 para construção do galpão de reciclagem, no Loteamento Bela Vista, estará na pauta de votação da Câmara de Vereadores, quinta-feira (20). Na Comissão Geral de Pareceres (CGP), terça-feira, teve dois votos favoráveis e duas abstenções.

Segundo justificativa do projeto, o galpão tem como propósito proporcionar atividades, a fim de angarias recursos financeiros para a subsistência das famílias. Os vereadores além de abrir espaço para Valter Ramos Gonzaga, representante da comunidade se manifestar, também estiveram visitando o local onde será construído o galpão. Valter Gonzaga disse que, é favorável para não ficar na situação em que estão hoje, as casas sendo utilizadas para depósito de lixo.

Conforme a Secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), Leone Kayser Bozzetto, foi acordado no Ministério Público que serão dois galpões, um no loteamento e outro na Estação de Transbordo. Do Bela Vista são 40 famílias de catadores, argumenta. Entre os planos de Leone estão o trabalho para evitar acúmulo de material no galpão e a criação de uma associação de catadores. Já o secretário Paulo Zang, alertou que hoje o lixo realmente está em volta das casas. Tendo o galpão ele acredita que isso não vai acontecer.

O vereador Laureno Renner (PSB), lembrou que o galpão foi uma própria reivindicação da comunidade em reunião com os vereadores. Joacir Menezes Joa reforça a necessidade de proporcionar condições mínimas para essas famílias.

O Município através do convênio de Operação no Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH, a fim de minimizar a carência de moradias populares, amparando a população que se encontra na clandestinidade e em situações irregulares e de risco, com a construção de 166 casas no Loteamento Bela Vista.

Os recursos para construção do galpão estão sendo reduzido valor da dotação orçamentária para atendimento da construção de Escola Municipal de Educação Infantil. Na CGP, os técnicos da Prefeitura garantiram que para a construção da escola de Educação Infantil o Município foi contemplado no PAC-2 Proinfância.

Na mesma sessão, será votado abertura de crédito especial de R$ 14.151,06 para confecção e instalação de cobertura no pátio da Secretaria Municipal de Saúde. A melhoria evita que pacientes e funcionários possam transitar entre os prédios da Pediatria, Farmácia e Setor Médico evitando contato direto com a chuva.

O prefeito Percival de Oliveira (PMDB) justifica que no local transitam mães com bebês, pacientes em cadeiras de rodas. Matéria aprovada por unanimidade na CGP. A sessão é aberta com inicio às 19 horas.