V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Montenegro

 

Direitos da criança e do adolescente são debatidos em Conferência

IMG_0777f
Prefeito destacou a importância de intensificar ações para beneficiar as crianças e os adolescentes da cidade
 


É através das Conferências Municipais que a sociedade pode debater e interagir com o poder público, no sentido de buscar soluções e alternativas para os principais problemas enfrentados no nosso dia-a-dia, destacou o prefeito Percival de Oliveira na abertura da V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que ocorreu na manhã de hoje (20), no Teatro Therezinha Petry Cardona, teve como tema Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, Distrito Federal e Municípios.




O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcrad), Ricardo Agádio Kraemer, destacou a importância do encontro. Essa Conferência é realizada a cada dois anos e nesse intervalo de tempo, a sociedade vai mudando. Queremos verificar essas mudanças e apontar encaminhamentos, disse. Começamos os trabalhos há dois meses, discutindo, buscando elementos e hoje pretendemos reunir as informações. O atendimento à criança e ao adolescente é prioridade absoluta, ressaltou Kraemer.




De acordo com a secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leone Kayser, a Conferência é o momento de discussão sobre como as pessoas podem garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O objetivo desse encontro é levar a discussão para a sociedade, apresentando dados e possibilitando novas formas de pensar, afirmou Leone.




O prefeito Percival de Oliveira destacou que a Administração Municipal sempre buscou intensificar ações que beneficiam as crianças e adolescentes da cidade. Construímos mais de 100 salas de aula, tanto nas escolas infantis, como de ensino fundamental, bem como o desenvolvimento de programas em conjunto com a comunidade, lembrou.




O chefe do Executivo também ressaltou a importância de juntar os adolescentes aos debates. É o momento de integrar os adolescentes em todas as etapas dessa discussão, para que haja o engajamento das novas gerações na defesa dos seus próprios interesses, salientou Percival.




Após a abertura oficial, o público presente, formado por escolas, entidades que atuam no segmento criança e adolescente e estudantes, acompanhou duas palestras. A primeira, sobre a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2012 e o Plano Decenal, com um representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica). A segunda conferência ficou a cargo da presidente da Fase/RS, Joelza Mesquita Andrade Pires, que falou a respeito da qualificação da Rede de Atendimento.




A Conferência também contou com um painel sobre a efetivação dos Direitos em Montenegro, debates e a escolha dos delegados que participarão da 8ª Conferência Estadual, em abril de 2012.