Resgate do passado de Montenegro RS e região

Turismo e história na sala de aula
 Alunos participaram de atividades que resgatam o passado do município e da região



A Estação Turismo * Agência Receptiva do Vale do Caí, através da técnica de Turismo Rosane da Silva Antunes, com o apoio da Diretoria de Turismo e da APEHVAL (Associação de Pesquisadores da História do Vale do Caí), proporcionou mais uma atividade de turismo na rede escolar local, em contrapartida ao incentivo recebido da Administração Municipal, através da Lei nº 5.136/2009.



Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Campo do Meio e Bárbara Heleodora tiveram um dia de aula diferente na última terça-feira (25). No turno da manhã, os alunos e a professora responsável pela turma receberam do diretor de Turismo, Ataulfo Escher, material promocional do Município, da Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí e da Transcitrus, bem como um DVD do Documentário Memorável Trem de Ferro, que está à disposição da Escola para atividades futuras.



Em seguida, foi exibido o filme Vale da Felicidade, que apresenta os municípios que formam o Vale do Caí, bem como seus atrativos turísticos, culturais e históricos. Logo após, o pesquisador Carlos Antônio Campani, da APEHVAL, apresentou um resgate da história do trem na região e sua importância para o desenvolvimento dos municípios atingidos pela ferrovia, hoje desativada.



Após uma pausa para o almoço, o grupo retornou à sala de aula e conferiu outro documentário, denominado Heimatland & a História do Kerb, que relata através de depoimentos de especialistas a origem e as transformações sofridas no curso da história de uma das mais tradicionais festas da região, o kerb, trazida pelos imigrantes alemães e cultivada até hoje por seus descendentes.

Com apoio e persistência, estamos trazendo para dentro da sala de aula o turismo e sua importância para toda a comunidade. Esperamos que futuramente faça parte do currículo escolar e transforme nossa realidade, trazendo cultura e renda para os agentes envolvidos com o tema, destacou o diretor de Turismo, Ataulfo Escher. A próxima ação da Estação Turismo é proporcionar um city tour aos alunos pelos principais pontos turísticos de Montenegro.