Transcitrus e combate às cheias do Rio Caí

Prefeitos da região solicitam recursos para Transcitrus e combate às cheias

xxxDSC02124
Percival de Oliveira usou a tribuna para defender projetos da região

Durante o seminário regional para debater as propostas do Orçamento 2012 da União e do Plano Plurianual 2012-2015, ocorrido ontem à tarde (17) na Assembleia Legislativa, os prefeitos da região solicitaram recursos para a conclusão da Transcitrus e para o projeto de combate às cheias no Vale do Caí. A atividade, organizada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), do Congresso Nacional, integrou o programa Destinos e Ações para o Rio Grande, desenvolvido pelo Parlamento Gaúcho, em parceria com a Câmara dos Deputados. Apoiaram a iniciativa, realizada no Plenário 20 de Setembro, o Gabinete da Presidência da Casa e a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.

O relator do plano plurianual, senador Walter Pinheiro (PT-BA), destacou a importância da realização das audiências regionalizadas para a incorporação das reivindicações da sociedade nas propostas do governo federal. Segundo ele, além de Porto Alegre, outras dez cidades receberam os encontros. Foram elas: João Pessoa, Salvador, Curitiba, Uberlândia, Campo Grande, Goiânia, São Paulo, Porto Velho, Rio Branco e Vitória. Esta é uma das audiências com maior índice de participação pública, o que demonstra o claro compromisso do povo gaúcho com as temáticas, elogiou o mediador do seminário.

Os prefeitos Percival de Oliveira (Montenegro), e Oregino Francisco (Pareci Novo), usaram a tribuna para defender a conclusão da Transcitrus. De acordo com levantamentos, seria necessário mais de R$ 28 milhões para a finalização dos 33.680 metros restantes do traçado, de 47.220 metros de extensão. O chefe do Executivo de Montenegro, lembrou que a cidade foi a única que não recebeu recursos para a obra. Somos a cidade pólo da região e um dos maiores produtores de frutas cítricas do Estado, disse.

Já o prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, relatou as dificuldades das cidades do Vale do Caí com as enchentes. Os prefeitos buscam recursos para toda a bacia do Caí. O projeto para a contenção das cheias está orçado em R$ 6 milhões, informou.