A PREFEITURA DE MONTENEGRO, preocupada com a situação da dívida do Projeto CURA

 
Prefeitura contrata empresa para análise do financiamento do Projeto CURA

IMG_0254
Objetivo é analisar os parâmetros de correção monetária e demais encargos utilizados pelo Estado

A Administração Municipal, preocupada com a situação da dívida do Projeto CURA, contraída nos anos 80, e impagável da forma como estão sendo conduzidas as amortizações, contratou a Empresa Bergesch Advogados Associados para realização de trabalho de análise do financiamento.

O objetivo é analisar os parâmetros de correção monetária e demais encargos utilizados pelo Estado do Rio Grande de Sul, relativos ao financiamento do Projeto CURA, através da elaboração de cálculo técnico atualizatório do procedimento de negociação entre partes, e da situação atual, com diagnóstico final.

O foco do trabalho está na confrontação da composição da dívida com os pagamentos efetuados pelo município. Assim, a Administração poderá verificar se o pagamento está sendo efetuado corretamente e se a correção aplicada em cima do saldo devedor também está dentro dos índices inflacionários ajustados no convênio.

A secretária municipal da Fazenda, Ilse Joner, explica que a maior preocupação é que esta dívida é impagável da forma como está sendo quitada. Segundo a titular da pasta, o município paga R$ 1 milhão e 200 mil/ano, e a correção monetária, informada pelo Estado e que passa a compor o saldo a cada ano, é de cerca de R$ 3 milhões. E quando terminar o prazo, que é de 20 anos mais 10, o município ficará inviabilizado, sem condições de quitar o restante” ressaltou. O objetivo da Administração Municipal é não deixar estas dívidas impagáveis para os próximos governos, salientou Ilse.