POESIA EM MOVIMENTO NA 9ª Feira do Livro de Montenegro

Divulgados os vencedores da 4ª edição do Projeto Poesia em Movimento

No último dia da 9ª Feira do Livro de Montenegro e 4ª Feira do Livro do Vale do Caí foram divulgados os vencedores da 4ª edição do Projeto Poesia em Movimento. O anúncio ocorreu no sábado (08), na Praça Rui Barbosa. O objetivo do projeto é envolver a comunidade montenegrina em torno da literatura, promovendo a divulgação de talentos e integrando a comunidade à Biblioteca Pública.

Entre os meses de julho e agosto, estudantes dos ensinos médio e fundamental, comunidade e escritores montenegrinos foram convidados a enviarem poesias inéditas e originais para serem avaliadas e julgadas. Foram cerca de 150 trabalhos inscritos, desses 60 foram selecionados, com destaque para os dez melhores.

Os autores das dez poesias destaque receberam medalha, uma menção honrosa e um livro do patrono da Feira do Livro, Vêrsa, autografado pelo chargista. A E.E.E.F. Cel. Álvaro de Moraes recebeu uma menção pelo maior número de textos enviados e um troféu, pelo segundo ano consecutivo. As poesias selecionadas já estão circulando nos ônibus urbanos, onde poderão ser lidas até o mês de dezembro.

Dentre todos os textos escolhidos, 37 eram de alunos da Escola Álvaro de Moraes e entre as dez poesias destaque, cinco eram de estudantes da escola. A diretora Maria Luiza Silveira destacou que o desempenho dos alunos se deve a dedicação da professora Ivanete Inês da Cunha, que leciona a disciplina de português para as turmas de 5ª a 8ª série da instituição. É realizado um trabalho que incentiva as crianças a escreverem. O Projeto é de extrema importância, pois auxilia no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, ressaltou.

A diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, Simone Dörr, lembrou que esse projeto já está na quarta edição e a cada ano que passa tem mais participantes. Podemos dizer que atingimos nosso objetivo, que é descobrir novos talentos e  dar visibilidade a arte da palavra, que está circulando pela cidade nos ônibus, salientou.

O Projeto Poesia em Movimento é uma promoção da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, com apoio da Viação Montenegro  VIMSA.