INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 27/10/2011

CLERO REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Os padres e o bispo da Diocese de Montenegro se reuniram para encontro de formação na última semana. A atividade, realizada em Daltro Filho, município de Imigrante, ocorreu entre segunda e quarta-feira.
O padre Gustavo Haas e o frei Faustino Paludo foram assessores do encontro, que neste ano teve como tema a liturgia. A partir deste tema, o clero está refletindo assuntos como o presbítero e a liturgia, rito e ritualidade, vivências litúrgicas e prece eucarística.
Ainda foram abordados os 50 anos do Concílio Vaticano II, principalmente o Sacrosanctum Concilium, que trata sobre a liturgia. Juntamente com os momentos de estudo, os padres realizaram celebrações e avaliações das atividades.

                             Foto: Encontro Clero 26-10-11


ENCONTRO REÚNE RELIGIOSOS DA DIOCESE
Religiosos e religiosas de diversas congregações e paróquias da Diocese realizaram encontro de estudo e integração. A atividade, que reuniu cerca de 40 consagrados, ocorreu no último domingo, dia 23, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Paverama.
Após a acolhida e a oração inicial, o grupo refletiu sobre a importância das Santas Missões Populares e sobre como os religiosos podem se engajar neste grande projeto pastoral da Diocese de Montenegro.
O irmão Paulo Dullius trabalhou o tema "Olhos fixos em Jesus", proposto pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para aprofundamento entre religiosos e religiosas de todo o país. Irmão Paulo também falou sobre a nova organização da CRB.
O encerramento do encontro ocorreu com um almoço de confraternização.

                                Foto: Encontro religiosos 23-10-11

AGENTES REFLETEM SOBRE A MÍSTICA DA PASTORAL DA SAÚDE
Cerca de 40 agentes que atuam na Pastoral da Saúde, na Diocese de Montenegro, reuniram-se para um encontro de formação, avaliação do ano e projeção de perspectivas para 2012. A atividade foi realizada no último sábado, dia 22, na Cúria Diocesana.
No primeiro momento, o padre Cláudio Dahmé fez uma reflexão sobre a mística da Pastoral da Saúde, fundamentada no Documento de Aparecida. Padre Cláudio é o assessor da Pastoral no Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) da CNBB e capelão nos hospitais Divina Providência e Conceição.
Após o trabalho formativo, o grupo avaliou as atividades realizadas pela Pastoral neste ano e planejou datas e assuntos para serem aprofundados em 2012. "Estaremos focados nas Santas Missões Populares e na Campanha da Fraternidade, que trabalhará o tema da saúde", ressaltou a coordenadora diocesana, Maria Liane Friedrich.


                                      Foto: Pastoral da saúde 22-10-11