Artesanato na Praça Rui Barbosa em Montenegro Cidade das Artes




xxxfoto mercado do artesanato
Artesãs expõem seus produtos na Praça Rui Barbosa

A partir de hoje (14), o Mercado do Artesanato está de volta à Praça Rui Barbosa. A iniciativa é da Diretoria de Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (CMTUR), e tem por finalidade apresentar o trabalho artesanal produzido no Município, seja de forma particular ou em grupos organizados.

Em exposição, as pessoas encontram, além de produtos artesanais, objetos antigos, produtos coloniais e peças exclusivas, feitas, muitas vezes, sob encomenda pelas artesãs participantes. Por dois anos, o projeto ficou desativado, em função da reforma do espaço e, além disso, pela pouca procura por parte dos artesãos. No decorrer de 2011, em parceria com os conselheiros do CMTUR, fizemos um estudo aprofundado do Regulamento do Mercado do Artesanato, aprovado pelo Executivo, abrimos inscrições e, para nossa surpresa, onze pessoas se interessaram, sendo nove artesãs e duas produtoras rurais, informa o diretor de Turismo, Ataulfo Escher.

A novidade deste ano é a inclusão dos produtos coloniais entre os itens comercializados, oportunizando às pessoas degustarem um suco natural, um caldo de cana, uma tapioca, um biju, entre tantos outros produtos fresquinhos e de procedência. O Mercado do Artesanato funciona nas sextas-feiras, das 9 às 17 horas, de março a novembro, pois a partir do dia 29 de novembro até dia 20 de dezembro, terá lugar na Praça Rui Barbosa a 8ª Feira Natalina de Artesanato e Produtos Coloniais, já tradicional em Montenegro e oferecendo à comunidade peças exclusivas e muitas delas com a temática Natal.