Acacicultores pedem apoio em torno de artigo que poderá inviabilizar atividade para pequenos produtores


Aumentar Fonte
Acacicultores pedem apoio em torno de artigo que poderá inviabilizar atividade para pequenos produtores

http://farm7.static.flickr.com/6233/6286454379_8e13a8b9f8_m.jpg

O artigo 43 do projeto do Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, poderá inviabilizar o setor da acacicultura e representar queda na renda dos pequenos produtores no Rio Grande do Sul, informaram o engenheiro florestal Luiz Augusto Alves e o consultor da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), Marcílio Caron Neto.

A preocupação foi manifestada nesta quinta-feira (27), aos senadores gaúchos Ana Amélia (PP), Paulo Paim (PT) e Pedro Simon (PMDB), além do deputado federal Ronaldo Zulke (PT), que garantiram apoio à proposta de emenda para evitar prejuízos ao setor.


O artigo aprovado, explicou Luiz Augusto Alves, estabelece regras para comercialização após dez anos que obrigará a todos trabalharem verticalizados excluindo a possibilidade de comercialização dos produtos por parte dos produtores independentes.


Alves explicou que o Rio Grande do Sul é o único Estado produtor de acácias no País. Possui 170 mil hectares de área plantada, sendo que mais de 70% são propriedades de pequenos agricultores. São cerca de 40 mil trabalhadores individuais no setor, disse ele, com áreas que variam entre cinco e 10 hectares.


A sugestão apresentada pelo setor da acacicultura prevê no caso de aquisição de produtos provenientes do plantio de florestas exóticas, licenciadas por órgão competente do Sistema, que o suprimento seja comprovado posteriormente mediante relatório anual que conste a localização da floresta e as quantidades produzidas.


Assessoria de Imprensa da Senadora Ana Amélia