9ª Feira do Livro de Montenegro

Divulgado balanço da 9ª Feira do Livro de Montenegro e 4ª Feira do Livro do Vale do Caí




A Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira e o Serviço Social do Comércio (SESC) divulgaram o balanço da 9ª Feira do Livro de Montenegro e 4ª Feira do Livro do Vale do Caí, que ocorreu entre os dias 04 e 08 de outubro. Nos cinco dias do evento, aproximadamente 40 mil pessoas passaram pela Praça Rui Barbosa. A Feira representou um investimento de R$ 58.600,00 feito pela Prefeitura.

Participaram dessa edição do evento literário, escritores montenegrinos, escritores regionais, e escritores nacionais que realizaram palestras, sessões de autógrafos oficinas e o Projeto Escritor Montenegrino na sala de aula. Entre os escritores locais, estiveram presentes: Daniel Alonso Verselhese (Patrono), Djacyr Vieria Alves, Fernando Pereira, Jeferson Giacomelli, Carlos Fernando Leser, Carina Luft, Gelson Weschenfelder, Marcos Hans, Eduardo Kauer, Osvaldo Oliveira Mattos. Também foi realizada uma homenagem póstuma a escritora Emma Ramos de Moraes (in Memorian).

Também estiveram presentes os escritores regionais Maristela Inês Korte (Salvador do Sul), Geison de Moraes Machado (Salvador do Sul) e Betânia Renner (São José do Sul) e os escritores com destaque no cenário gaúcho Mario Pirata, Valquíria Ayres, Luis Augusto Fisher, Claudia Tajes e Kátia Suman. Além deles, Thedy Corrêa, Humberto Gessinger e Gabriel O Pensador também realizaram palestras para o público presente.

Ao todo, participaram da Feira do Livro 30 escolas. Dessas, 16 do município, dez estaduais e quatro particulares, além de quatro projetos sociais (centro de recuperação de dependentes químicos) e dois programas sociais (AABB e Lar do Menor). Sarau Literário da Biblioteca Pública, Escritor Montenegrino na sala de aula e Poesia em Movimento foram os três projetos de leitura envolvidos.

No local, oito bancas foram montadas para venda de livros e, no total, cerca de cinco mil exemplares foram vendidos. Além de uma praça de alimentação com a participação da Casa do Produtor Rural, o público também pôde conferir uma média de 40 sessões de animação cultura. Nesse ano, a Feira contou com a participação da dupla de animadores culturais Dulcinéia e Dom Quixote, realizada por dois atores, que estiveram nos turnos da manhã e da tarde, recepcionando e animando o público, através de brincadeiras como trava-línguas, recitações de poesias, contações de histórias e jogos teatrais

A Feira do Livro também contou com a participação de outros cinco municípios da região. Brochier realizou visitas; Capela de Santana e Harmonia além de visitação, realizaram apresentações; e Salvador do Sul e São José do Sul participaram de sessões de autógrafos.

A 9ª Feira do Livro de Montenegro e 4ª Feira do Livro do Vale do Caí é uma realização da Prefeitura Municipal e do SESC-RS, organizada pela SMEC, através da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.  Apoio: UCS, Unisc, VIMSA, Câmara de Vereadores de Montenegro, Kauer Ideia e Imagem, SB Invest, Peña Del Sur – Assados e Parillada, Restaurante Riograndense, Buffet Milla, SINE, Kari Distribuidor de Gás e Água e da Casa do Produtor Rural.

* Total de visitantes: em torno de 40 mil
* Sessões de hora do conto: 12
* Sessões de encontro com o escritor: 16
* Oficinas: 7
* Sessões de autógrafos: 16
* Apresentações teatrais: 12
* Apresentações musicais: 12
* Livreiros: 7
* Livros vendidos: em torno de 5 mil exemplares
* Sessões de animação cultural: média de 40