TRANSPORTE UNIVERSITARIO EM MONTENEGRO DA PREJUIZO


Viação Montenegro alega que transporte universitário dá prejuízo
O transporte universitário para a Ulbra, Feevale e Unisinos é realizado com prejuízo. A afirmação foi do gerente da Viação Montenegro, Júlio Höerlle, durante reunião quinta-feira (15) na Câmara de Montenegro, presidida pelo Vereador Ari Müller (PDT). O encontro, proposto pelos Vereadores Marcelo Cardona (PP), Marcos Gehlen (PT) e Laureno Renner (PSB) foi sobre o transporte coletivo urbano e universitário. Presentes também a Secretária da Indústria Comércio e Turismo Rejane Baptista, o Fiscal de Trânsito Fábio Araújo, os Vereadores Carlos Einar de Mello (PP) - Naná e José Alfredo Schmitz (PPS). 
        O Vereador Tuco cobrou a colocação de maior quantidade de ônibus universitários para atender, por exemplo, aos estudantes da Ulbra. Diz ter presenciado que, seguidamente, os estudantes são obrigados a viajar em pé. Júlio Höerlle alegou não ser possível colocar mais ônibus, por razões de custos. Segundo ele, atualmente o transporte universitário é deficitário. Alegou que para tornar viável o transporte para a Ulbra seriam necessários, em média, 87 passageiros todo dia. Operamos a linha para as universidades como uma prestação de serviços à comunidade. Transferimos receita de outras linhas para cobrir este déficit, argumenta Höerlle.
        O Vereador Marcelo Cardona (PP) concentrou sua abordagem na renovação do contrato da Viação Montenegro com a Prefeitura para o serviço de transporte urbano, que está vencendo em janeiro. A empresa manifestou à Prefeitura em julho o interesse em continuar com os serviços. Declarou-se preocupado com a falta de instrumentos medindo a satisfação dos usuários com os serviços, assim como o ritmo lento de construção e recuperação de abrigos nas paradas de ônibus. 
        Conforme o Gerente Operacional da Viação Montenegro, Júlio Höerlle, pelo contrato atual a empresa se compromete a repassar 1,5% da receita operacional bruta das linhas de transporte coletivo urbano e interiorano para o Fundo Municipal de Transportes (FUNTRAN). O valor é recolhido mensalmente. No momento, segundo Höerlle, são repassados em torno de 6 a 7 mil reais por mês. 
O fiscal Fábio Araújo observou que os recursos não precisam obrigatoriamente ser aplicados na construção de abrigos, e sim no sistema viário como um todo. Na visão de Höerlle, o dinheiro arrecadado deveria ser investido em melhorias diretas para o usuário. Quanto à nova concessão, Araújo salientou que a empresa não obtêm nenhuma vantagem competitiva por ser da cidade. 
        Cardona informou que apresentará Pedido de Informação ao Executivo, visando saber quanto já foi recolhido ao Funtran e onde foi aplicado.


Alteração na Lei 


O gerente da Viação Montenegro classificou como positivo o projeto de lei do vereador Marcelo Cardona, aprovado por todos os Vereadores, determinando que a concessionária de transporte coletivo municipal comunique ao usuário, com cinco dias úteis de antecedência, a aplicação de reajuste tarifário. A lei anterior, editada na época da inflação alta, fixava o prazo em 48 horas antes do reajuste.