TRAGEDIA NA JOSE PEDRO STEIGLEDER EM MONTENEGRO PODERIA SER EVITADA


Tuco: força-tarefa poderia ter evitado tragédia na Steigleder
A constituição de uma força-tarefa, com setores ligados direta e indiretamente ao enfrentamento dos problemas de pessoas em situação de vulnerabilidade social foi novamente cobrada pelo Vereador Marcos Gehlen (PT), o Tuco. Na sua visão isto agilizaria providências, evitando tragédias como o incêndio criminoso que, no último dia 9, vitimou duas crianças na travessa José Pedro Steigleder. Em vista dos recentes acontecimentos, instituições se reuniram quinta (15) na Câmara para discutir o assunto, a convite do petista. 
        Sobre construção de moradias, uma das maiores carências do local, a Secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leone Kayser Bozzetto comentou que a Prefeitura tem a informação da Caixa Econômica Federal de que, até o final deste ano, poderá ser novamente habilitada a receber recursos do PHNIS, o Programa Nacional de Habitação de Interesse Social, verba solicitada em 2008. Conforme a Secretária, sua liberação ocorreu somente dois anos após, voltada apenas a duas das três comunidades carentes incluídas no pedido inicial. Faltaria contemplar a José Pedro Steigleder. 
        A Secretária ainda mencionou iniciativas no setor de ação social, ressalvando que a maioria dos atendimentos da pasta partem de solicitações do Conselho Tutelar (em torno de dez por mês) e Promotoria Pública (em média cinco no mesmo período). Com isto, acaba se deixando de implementar programas próprios da pasta. Conforme o Vereador Tuco, um dos caminhos seria a contratação de novos profissionais para desenvolver o que define como trabalho em rede. É preciso ter um olhar mais apurado para a questão social. Isto irá incidir na vida da comunidade, defende o Vereador. Para a Brigada Militar, a situação no local chegou ao limite, sendo que incrementar o efetivo não traria modificações significativas 
        Entendendo que o debate deva prosseguir, Marcos Gehlen convidou os presentes para novo encontro às 9 da manhã de 6 de outubro. Em pauta, dentre outros assuntos, projeto da conselheira tutelar Maristela Josiane Paz, com ações para o que qualificou de novos rumos à Travessa José Pedro Steigleder. 


Participantes: Vereadores, Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, imprensa.