Programa Cozinha Brasil em Montenegro RS



Tem início o Programa Cozinha Brasil em Montenegro  
Projeto irá auxiliar na emancipação financeira dos alunos  
A segunda edição do Programa Cozinha Brasil em Montenegro teve início no dia de hoje (26). As aulas das quatro turmas do projeto ocorrem na Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DASC). O curso, que acontece até o dia 29 de setembro, ensina o preparo de alimentos de forma racional e econômica, evitando o desperdício de alimento. Além disso, melhora a autoestima dos alunos e proporciona que estes tenham rendimento próprio.

São três turmas formadas por pessoas cadastradas nos programas da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD) e comunidade em geral e uma turma destinada aos chamados multiplicadores, pessoas que irão transmitir o conhecimento adquirido em suas empresas ou comunidades. 163 alunos participam das aulas, divididos entre as quatro turmas.


A diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério, explicou que o aprendizado adquirido nas aulas, pode ser aproveitado dentro das famílias. Os alunos acabam levando o conhecimento para as pessoas próximas. Além disso, é uma forma de se emanciparem financeiramente, afirmou Leda.

O vice-prefeito Marcos Griebeler ressaltou a preocupação da Administração Municipal com a formação de mão de obra. O curso, além de ensinar o aproveitamento integral dos alimentos, passa noções de higiene e educação alimentar. Já foi realizado no município em outra oportunidade e certamente essa edição terá o mesmo sucesso, destacou Griebeler.


O Programa Cozinha Brasil é uma parceria do Conselho Nacional do Sesi com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em Montenegro, o curso é uma parceria do Sesi com a empresa Masisa, realizado em conjunto com a SMHAD.