Prefeitura de Montenegro habilitada a aprovar desmembramento, remembramento e loteamento em terrenos com área inferior a 5 mil m².

                                        
Município poderá emitir Termo de Anuência Prévia para parcelamento do solo urbano

Processo de parcelamento de solo em áreas inferiores a cinco mil m² levará menos tempo para ser aprovado

Em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (29), foi comunicada a assinatura do Convênio de Cooperação Conjunta entre o Município e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN) para a emissão de Termo de Anuência Prévia para parcelamento do solo urbano. A Administração Municipal está habilitada a aprovar os projetos de desmembramento, remembramento e loteamento em terrenos com área inferior a cinco mil m². Processos em área superior a esta metragem, continuam sob responsabilidade da METROPLAN, que analisará o projeto de parcelamento de solo e o Parecer Técnico fornecido pelo setor competente da Prefeitura acerca do mesmo.

Como diretora de Gestão e Parcelamento do Solo (DGPS), a arquiteta Daiane Korndorfer Coelho, explicou que anteriormente o processo, independente da área, era anuído pela METROPLAN e levava entre 30 e 40 dias para retornar. O trâmite era demorado. Com este convênio, o processo deve levar em torno de 15 dias, destacou. Quem realmente se beneficia é o contribuinte, pois o processo será agilizado e haverá uma taxa a menos a ser paga, de no mínimo R$ 115,00, explicou Daiane.

O secretário municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP), Paulo Zang, destacou que o Município precisa apenas prestar contas a METROPLAN. Eles também terão garantido um representante no Conselho Municipal do Plano Diretor, explicou. O convênio centraliza e agiliza o processo, afirmou.

Para o contribuinte, o processo será o mesmo: encaminhar o processo via Protocolo, com a documentação solicitada: três vias do projeto (mapa), três vias do Memorial Descritivo, uma via da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), uma via da matrícula atualizada do Registro de Imóveis (até seis meses).


Comentários