Geoprocessamento no município de Montenegro RS



Prefeitura assina contrato para realização de geoprocessamento no município

Objetivo é o levantamento e atualização de dados territoriais


O prefeito Percival de Oliveira assinou, na última sexta-feira (23), o contrato com a empresa Metrocil para implantação do geoprocessamento em Montenegro. O objetivo é o levantamento de dados do município, para avaliação de área construída, além de realizar um cadastro multifinalitário. Em um primeiro momento, serão investidos cerca de R$ 360 mil, para 15 mil unidades territoriais.


O geoprocessamento é um conjunto de produtos e serviços que visam dinamizar e modernizar o cadastro urbano e o planejamento de ações do município. Todas as informações cartográficas ficam armazenadas em um único banco de dados geográfico e qualquer contribuinte pode acessar e verificar informações sobre imóveis, plantas e características.


O diretor comercial da Empresa Metrocil, Iran Farinha, explica que primeiramente, supervisores da empresa virão ao município para realizar o mapeamento. Pessoas contratadas pela Metrocil irão realizar um trabalho de campo, avaliando lotes e residências e realizando perguntas à comunidade. É como um Censo. Faremos um levantamento de dados, informou o diretor, pedindo que a população receba os pesquisadores, que estarão devidamente identificados, e responda aos questionamentos. A previsão é de que em até oito meses esteja finalizado o processo de atualização de base cadastral e de dados.


O secretário municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP), Paulo Zang, ressalta que o geoprocessamento irá auxiliar o município no levantamento de dados do território, para fins de planejamento, acompanhamento do crescimento do município e também com reflexos tributários. Essa era uma questão antiga, desde a implantação da SMGEP. Será uma ferramenta importante para a Administração Municipal, na coleta de informações e no diagnóstico da maneira como os locais estão se desenvolvendo, destacou o titular da pasta.