Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Montenegro

MOVIMENTO DE CURSILHOS REALIZA RETIROS
O Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Montenegro realiza, neste mês de setembro, o 12º retiro. O encontro para as mulheres ocorre no próximo final de semana, de 23 a 25 de setembro, na Casa de Retiro São José.
O retiro para homens foi realizado de 16 a 18, na mesma casa de retiros. Participaram do encontro, dirigentes e cursistas de diversas paróquias pertencentes às localidades de Barão, Estrela, Montenegro, Pareci Novo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Taquari e Vendinha. Também esteve presente Laoni Batista de Mello, representando o Grupo Executivo Diocesano (GED) de Novo Hamburgo.



Foto: Cursilho de homens



CLJ REALIZA RETIRO DIOCESANO
No Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio, 21 jovens realizaram o retiro CLJ 3, realizado de 18 a 20 de setembro. A missa de encerramento foi celebrada no dia 20, na Catedral São João Batista (Montenegro), presidida pelo bispo Dom Paulo De Conto.
O encontro, realizado a nível de Diocese, é destinado a integrantes com, no mínimo, três anos de perseverança no movimento. Éverton Diego de Andrade, do grupo de CLJ da capela Nossa Senhora de Fátima (Portão) foi o coordenador do retiro, acompanhado pelo diretor espiritual do CLJ na Diocese, Pe. Ludinei Vian. “Reunimos jovens dispostos a buscar conhecimentos e evangelizar”, ressalta Éverton.
O coordenador destaca que, durante o retiro, foi enfatizada a importância de os jovens serem discípulos missionários de Jesus Cristo, indo ao encontro do projeto diocesano das Santas Missões Populares.




Foto: CLJ3


RETIRO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA REÚNE 110 JOVENS
O Ministério Jovem (MJ) da Renovação Carismática Católica (RCC) promoveu, no último final de semana, 17 e 18 de setembro, mais uma edição do Aviva Jovem.
O retiro diocesano aconteceu em Teutônia, reunindo 110 jovens dos municípios de Montenegro, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Portão, Estrela, São Sebastião do Caí, Capela de Santana, Charqueadas do Sul e Caxias do Sul.
“Os jovens saíram do encontro fortalecidos pela Palavra do Senhor e incendiados pelo Espírito Santo, prontos para anunciar a Palavra e viver sua missão de Sentinelas da Manhã dentro de nossa Diocese”, destaca a coordenadora do MJ, Ana Maria Flores da Silva.

Outras fotos:

Para baixar as pregações:
 



Foto: Aviva Jovem


ÁREA MONTENEGRO REALIZA FORMAÇÃO LITÚRGICA
Cerca de 45 pessoas participaram da formação litúrgica para a área Montenegro no último sábado, dia 17. O encontro, realizado na paróquia Sagrado Coração de Jesus (Montenegro), foi conduzido pelo padre Rafael Groth, que é referencial em Liturgia na Diocese de Montenegro.
Esta foi a segunda formação para a Área Montenegro neste ano, dando continuidade ao estudo sobre as partes da missa, com destaque para a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Os participantes tiveram oportunidade de partilhar suas realidades e esclarecer dúvidas.
Ainda neste ano, as áreas São Sebastião do Caí, Estrela e Salvador do Sul terão suas formações.

Confira a programação
- 8 de outubro de 2011: Formação Litúrgica Área São Sebastião do Caí (Portão) - 8h30min
- 12 de novembro de 2011: Formação Litúrgica Área Estrela (Estrela) - 8h30min
- 28 de novembro de 2011: Formação Litúrgica Área Salvador do Sul (Brochier) - 20 horas




Foto: Formação Litúrgica Área Montenegro