MONTENEGRO PERMANECE COM APENAS DEZ VEREADORES

Aprovado em segundo turno projeto dos dez Vereadores


Os vereadores aprovaram em segundo turno na sessão de quinta (29), por unanimidade a Emenda a Lei Orgânica nº 02/11, fixando em dez o número de Vereadores para a próxima Legislatura (2013/2016). Agora é oficial. Sem muita discussão ao projeto, os vereadores somente lembraram que foi colocado em prática o desejo da população. O vereador Joacir Menezes (PMDB), citou a entrevista do advogado Pedro Piqueres a rádio América onde ele falou da consulta ao TSE de nº 127325, do deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), ao relator Ministro Marco Aurélio para dizer se há ou não indicador mínimo.
No primeiro turno da votação no dia 13, a matéria também recebeu votação favorável dos edis.
A Constituição Federal faculta às Câmaras discutirem, até no máximo um ano antes, o número de componentes para as eleições municipais seguintes. Visando obter seus posicionamentos, o Legislativo promoveu encontros com partidos políticos, associações comunitárias e outras entidades. Em média, foi sugerida a fixação em 13 Vereadores. No andar do processo muita manifestação contraria aos 13 indicando como ideal 10.
Segundo o Presidente, Vereador Ari Müller (PDT), em respeito à população e levando em conta opiniões manifestadas, inicialmente, nas redes sociais e outros veículos de mídia, os Vereadores decidiram não votar em segundo turno o projeto fixando em 13. Prudentemente, voltamos a discutir a matéria, optando pelo arquivamento do texto inicial e apresentação de um novo, assinado por todos os Vereadores, fixando em dez o número de cadeiras, explica. Agora, o assunto dentro do Legislativo montenegrino está encerrado uma vez que por duas votações foi aprovado por unanimidade, conclui.