Vereadores recebem explicações sobre o transporte escolar em Montenegro


Cobranças quanto ao funcionamento do transporte escolar motivaram reunião na Câmara, sexta (12), solicitada pelo Vereador Marcelo Cardona (PP). Fiscalização e segurança das crianças e veículos, responsabilidade pelo serviço e outros pontos específicos foram perguntados ao representante do Executivo, o Secretário de Educação e Cultura Renato Kranz, que veio juntamente com a Chefe do Serviço de Assistência ao Educando Janete Viegas de Oliveira.

Questionado pelo Vereador Cardona sobre de quem é a responsabilidade, se do Estado ou da Prefeitura, Kranz respondeu ser uma obrigação compartilhada entre os dois níveis governamentais. Exemplificou citando que de um milhão e oitocentos mil reais gastos anualmente, 700 mil se destinam para alunos de escolas estaduais. Quatro empresas licitadas prestam o serviço em oito linhas. Além da municipal, a Prefeitura transporta alguns alunos da rede estadual, através de convênio com o Governo do Estado, que repassa por quilômetro rodado.

Conforme Kranz, os veículos transportam diariamente 1500 alunos, num trajeto de 3500 quilômetros. Do gasto anual de 1 milhão e oitocentos mil reais, o estado repassa em torno de 180 mil e o governo federal 150 mil. O restante é arcado pela Prefeitura. Nosso serviço de transporte é tido pela Famurs como um dos melhores do Estado, pelas exigências que fazemos no edital, comenta o Secretário, informando também que desde 2009 a Prefeitura faz o transporte de alunos do Ensino Médio, da rede estadual, o que não seria uma obrigação sua do Município.

Marcelo sugeriu que os veículos do transporte tivessem uma identificação do tipo: A serviço do Município. O Vereador Roberto Braatz (PDT) expressou preocupação com a segurança das crianças, defendendo a utilização de cinto. Considerando que o assunto não se esgotou, os participantes deverão marcar novo encontro incluindo a Diretoria de Trânsito da Prefeitura, responsável pela fiscalização do serviço.