TURISMO VALE DO CAÍ EM AÇÃO



xxxST832561


Encontro ocorreu na cidade de Encantado



A Diretoria de Turismo de Montenegro, através de seu Diretor, Ataulfo Escher, juntamente com a Estação Turismo, APEHVAL, Emater, Associação da Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí, Escola Estadual Técnica São João Batista e prefeituras da região, participou da Conferência Regional de Turismo, em Encantado, no dia de ontem (25). Na oportunidade, o Vale da Felicidade elencou nove propostas a serem trabalhadas nos próximos anos, visando o fortalecimento do turismo na região.




Pertencente à macrorregião dos vales (Caí, Taquari e Rio Pardo), a Conferência foi uma preparação para a Conferência Estadual, em dezembro, na capital gaúcha. Entre as propostas apresentadas pelos participantes está o fortalecimento da região, através da criação da Associação de Turismo Vale do Caí, oportunizando a elaboração de planos estratégicos regionais na área do turismo, como forma de expandir o segmento, fortalecendo-o. Além disso, o grupo propôs melhorias nos acessos às propriedades turísticas, uma vez que o forte da região é o turismo rural e a condição das estradas influencia muito na hora de escolher o Vale da Felicidade como destino turístico.




Outro ponto abordado foi o fomento a criação dos conselhos municipais de turismo, já que muitas cidades não possuem este órgão. Uma maior valorização dos profissionais de turismo pelas administrações públicas, a harmonização dos calendários de eventos dos municípios da região, bem como incentivos ao profissional da área foram outros temas apontados e que merecem destaque. Por sugestão de alunos presentes ao evento, houve a proposição de transformar o curso técnico de turismo, oferecido pela Escola Estadual Técnica São João Batista, em curso superior, através da UERGS.




A maior polêmica girou em torno da criação da macrorregião Vale do Caí, separando-o dos Vales do Taquari e Rio Pardo, uma vez que possuem características diferentes e, atualmente, esta formatação atende uma necessidade governamental, apenas. Nossos municípios não se identificam com a realidade dos Vales citados, seja em pontos positivos, seja em questões negativas, daí a proposta de separação, esclarece Ataulfo Escher. A partir de agora, precisamos amadurecer as ideias trabalhadas no dia de ontem e nos preparar para a Conferência Estadual de Turismo, que irá englobar todas as macrorregiões do Estado numa discussão ampla com o objetivo de desenvolver o turismo e preparar o gaúcho para bem atender o visitante, algo característico nosso, finaliza.