Secretário garante licitação este ano para Telecentro na Timbaúva em Montenegro




    Os cem mil reais para a transformação do antigo Módulo Policial da Timbaúva em um Telecentro constam no Orçamento deste ano da Prefeitura, mas terá que haver uma readequação para a obra ser executada. A informação foi repassada ao Vereador Roberto Braatz (PDT), durante encontro com o Secretário de Educação e Cultura Renato Kranz, segunda (22) pela manhã, na SMEC.

Braatz marcou a visita objetivando cobrar o andamento do projeto. Ano passado, a Prefeitura recebeu emenda do deputado federal Beto Albuquerque (PSB) de 100 mil reais, com contrapartida de 14 mil, para instalação de um Telecentro, possibilitando reforma do prédio, ampliação e instalação dos equipamentos. O Plano de Trabalho foi aprovado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Até 31 de dezembro, o Município tem que iniciar o processo licitatório, que será na modalidade Carta Convite, explicou Kranz.

Ano passado também foi dito que a obra iria sair, questionou Braatz, obtendo a resposta de que agora irá acontecer. A partir da abertura do crédito especial pelo Município e iniciando a licitação até 31 de dezembro, é possível executar ano que vem, sublinhou o Secretário, acrescentando que o recurso não será perdido.

Renato informou que o projeto arquitetônico foi concluído. Agora está sendo elaborado o orçamento e na sequência o Memorial Descritivo, elementos necessários à abertura da licitação, os quais competem à Secretaria de Obras Públicas. Não tem porque não sair este ano, a Caixa Econômica Federal já a autorizou, aponta Kranz. Haverá reforma do prédio, consistindo na readequação das salas, troca de janelas e pintura. A aquisição de materiais permanentes, como computadores e mesas será pelo sistema de Registro de Preços, detalha. Assim que começar a obra, posso agilizar o processo de compra dos equipamentos, acrescentou.

Braatz lembra que, juntamente com moradores, esteve em fevereiro de 2009 no gabinete do Prefeito Percival de Oliveira (PMDB), solicitando providências. Justificou que o prédio fica numa área do Município, e foi construído numa parceria entre comunidade, empresas e Poder Público. Segundo Braatz, naquela ocasião o Prefeito teria assumido o compromisso de instalar a Guarda Municipal no local. Posteriormente, surgiu a proposta do Telecentro.

Na audiência de maio do ano passado, Kranz revelou que, além da criação do Telecentro, seria instalada uma extensão da Biblioteca Pública, para incentivar a leitura. No projeto em análise no Ministério da Ciência e Tecnologia, dentro do programa Inclusão Digital, foram previstos quinze computadores, ar condicionado, bancada e cadeiras para o antigo Módulo Policial da Timbaúva.




FONTE: Prefeitura Municipal de Montenegro-RS.