Programa Cozinha Brasil em Montenegro



Programa Cozinha Brasil realizará curso em Montenegro





Projeto foi apresentado ao prefeito Percival de Oliveira na manhã de hoje



Com o objetivo de ensinar o preparo de alimentos de maneira racional, econômica e sem desperdícios, o Conselho Nacional do Sesi desenvolveu o Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esta é mais uma ação do Programa Fome Zero, do Governo Federal, com apoio das Federações das Indústrias e Departamentos Regionais do SESI de todo país. O programa será realizado em Montenegro, em conjunto com a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). Na manhã de hoje (30), o projeto foi apresentado ao prefeito Percival de Oliveira.




O Cozinha Brasil utiliza unidades móveis, adaptadas como cozinhas experimentais pedagógicas, projetadas para ensinar. São realizados cursos sobre como preparar alimentos de baixo custo e alto valor nutritivo, aproveitando os alimentos de forma integral. O objetivo é que cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil possa tornar-se um multiplicador, levando os conhecimentos adquiridos para comunidades e empresas.




Em Montenegro, o curso é uma parceria do Sesi com a empresa Masisa, fazendo com que o município não tenha qualquer despesa. As aulas irão ocorrer entre os dias 26 e 29 de setembro, na sede da Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DASC). Serão três turmas destinadas à comunidade em geral e uma turma para multiplicadores. As inscrições, que começaram hoje e vão até o dia 23 de setembro, podem ser realizadas na DASC, na rua La Salle 09 - Bairro Municipal.




A secretária municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), Leone Bozzetto, explicou que as vagas destinadas à comunidade serão preenchidas primeiramente por pessoas cadastradas no programa do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Já as inscrições destinadas aos multiplicadores serão preenchidas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), creches, escolas, hospitais, asilos, empresa Masisa e associações de bairros, informou Leone.




O gerente de operações do Sesi, João Schafer, destacou que o programa busca passar noções de aproveitamento integral dos alimentos, além de informações sobre higiene e educação alimentar. Também ensina uma alimentação correta, com baixo custo, salientou.




De acordo com a diretora da DASC, Leda Esmério, o projeto vem de encontro ao objetivo da assistência social que é auxiliar as pessoas. Além de trabalhar a auto-estima, proporciona que os alunos tenham rendimento próprio, salientou.




O prefeito Percival de Oliveira destacou as oportunidades que o programa possibilita. O Cozinha Brasil já ocorreu na cidade em 2007 e agora volta a Montenegro. É muito importante, pois dá possibilidade para as pessoas virarem autônomas e transformarem o curso em profissão. Além disso, permite um melhor aproveitamento do alimento, evitando o desperdício, lembrou o chefe do Executivo.




Também estiveram presentes na reunião: o consultor de negócios do SESI, Volnei Schuh, e a analista de sistema de gestão integrada da Masisa, Geisa Tomasi.




O curso:




* Inscrições: de 30/08 a 23/09, na sede da Diretoria de Assistência Social, rua La Salle 09  Bairro Municipal. O telefone para mais informações é 3649.1480

* As aulas ocorrem de 26 a 29 de setembro
* Serão três turmas para pessoas cadastradas em programas da SMHAD e comunidade em geral, com 40 alunos cada e carga horária de 10 horas, em três horários diferentes: das 8h às 10h; das 10h30 às 12h30; e das 18h30 às 20h30.
* Será uma turma de multiplicadores, específica para pessoas que desejam transmitir o conhecimento aprendido, que terá 40 alunos e carga horária de 20 horas. As aulas ocorrerão das 13h30 às 17h30.