PROJETO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM MONTENEGRO RS




Projeto Ecomeçar é uma parceria da Prefeitura com a empresa Momentive

Instruir a comunidade a conciliar o desenvolvimento da sociedade com o cuidado e a preservação do meio ambiente. Com esse intuito, foi lançado na tarde de hoje (17) o Projeto Ecomeçar 2011. Esta é uma ação sócio-ambiental, desenvolvida desde 2008, entre alunos, famílias, professores e demais membros da comunidade escolar. O Projeto é uma realização da empresa Momentive Química do Brasil Ltda, desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SMEC) e Meio Ambiente (SMMA).


Este ano, novas atividades estão sendo desenvolvidas, focadas na conscientização ambiental dos alunos, que mais tarde possam refletir em toda a sociedade. Serão cinco novas linhas de ação, criadas para tornar o projeto mais atrativo.


A linha de ação número 1 trará um novo ciclo de palestras, com novos temas fundamentais para a sustentabilidade. A segunda será um concurso de fotografias sobre o Meio Ambiente, abrangendo, além de educandos, a comunidade local e funcionários da empresa Momentive. A terceira, Semeando o Amanhã II dará continuidade a linha de ação do projeto em 2008, focando o tema Horta Escolar Orgânica, através de curso para professores. Coletores Seletivos, a quarta linha de ação do projeto, se dará a partir da distribuição de lixeiras seletivas para todas as escolas municipais. A linha de ação 5, que inclui somente as escolas de Educação Infantil, trará uma peça de teatro itinerante, baseada em um livro infantil chamado: Bichos, o julgamento, tratando temas ambientais.


A secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, destacou a iniciativa. É um projeto que vem agregar ao nosso trabalho. Educação ambiental é o caminho para a conscientização e o respeito com o meio ambiente, salientou.