Juventude sugere oportunidades de empreendedorismo no turismo


 O director provincial da Juventude e Desportos da Huíla, Francisco Barros, considerou hoje, no Lubango, pertinente mostrar-se aos jovens os locais turísticos existentes na circunscrição, a fim de descortinarem as oportunidades de investimentos neste segmento da economia nacional.

Ao falar à Angop, em antevisão do IV Festival Provincial da Juventude, a decorrer de terça a sexta-feira, o responsável disse ser preponderante elucidar-se a juventude sobre os primeiros passos a seguir no empreendedorismo juvenil, daí a realização do encontro com visitas guiadas a locais turísticos.


Em seu entender, os jovens devem conhecer os locais turísticos da província da Huíla, dada a necessidade de se encontrar outras oportunidades de investimentos na indústria turística, actualmente ainda com muitos aspectos por explorar ao nível da província da Huíla e mesmo do país.

Enquanto jovens são por natureza impulsionadores do desenvolvimento a base do empreendedorismo, um conceito considerado actual, actuante e intrinsecamente ligado à juventude, por isso palestras e debates no festival deverão gravitar também em torno destes temas, asseverou o entrevistado.


De acordo com o interlocutor, constitui objectivo do governo levar os jovens a se inserirem no mercado de trabalho, através da formação profissional e académica, bem como do empreendedorismo, daí ter criado o projecto Angola Jovem com distribuição de kits de carpintaria, electricidade, pesca artesanal e outros.


Estes aspectos por si só, referiu a fonte, provam a vontade do governo em entregar à juventude a oportunidade de ter emprego e gerar empregos para os seus semelhantes com a criação de pequenas empresas, no sentido de se reduzir o índice de desempregos ao nível da província em particular e do país de um modo geral.


Durante o encontro a direcção provincial vai dar a conhecer as potencialidades turísticas da Huíla, saber junto com especialistas do levantamento existente sobre as principais áreas para se fomentar o turismo por meio da juventude, pela sua facilidade de passar a mensagem a outras sociedades.

Fonte: Angola Press