Engajamento nas Redes Sociais


Engajamento em se tratando de mídias sociais é o que qualquer empresa sonha em ter, quando inicia suas atividades, suas campanhas, quando cria seus perfis e quando se relaciona com seu público e seus seguidores.


Li recentemente uma frase muito inteligente de Richard Sedley da empresa cScape da Inglaterra, que dizia:
Engajamento são as interações que aumentam o investimento e o envolvimento emocional, psicológico e físico que um consumidor tem por uma marca.

Traduzindo em miúdos, quando um consumidor veste a camisa da sua marca, quando ele começa a passar do estágio de gostar para o idolatrar, começa a defender com unhas e dentes uma marca como se fosse sua, as empresas podem se orgulhar, pois conseguiu recrutar mais um soldado da marca.

E isso é fácil? Claro que não.
Tive acesso a uma apresentação maravilhosa da empresa Fore Play de engajamento digital  Relatório Mundial de Engajamento Digital, onde participaram 1172 empresas entre fornecedores, agências e clientes, e um dos resultados que surpreende é que para 86% das empresas o Engajamento é essencial ou importante (até que enfim).

Muitas empresas entram nas mídias sociais, despejando milhões de dólares, sem qualquer cuidado, sem entender o ambiente, essa nova relação de troca que existe na rede, como os usuários se relacionam com marcas e ai já vimos esse filme né…fracasso na certa.

O que uma empresa tem que ter no momento que decide participar ativamente de uma rede social, interagir com o seu público é a palavra Humildade. Perceber que está lá, muito mais para aprender do que ensinar é ponto primordial.

Dentre diversos Insights apresentados no relatório citado acima, um deles é muito bacana, pois define o usuário da seguinte maneira:
O consumidor hoje, além de consumidor é vendedor, suporte técnico, pesquisador, designer e membro do Board.
Algumas empresas conseguiram trabalhar com muita responsabilidade esse relacionamento com o público e hoje nadam de braçadas nas redes, como Coca Cola e Starbucks (que antes das redes era somente uma rede de cafeterias e virou objeto de desejo).

E o que elas fizeram diferente das outras, você pode me perguntar, e eu te digo…foram mais humanas, no relacionamento com o público.
Infelizmente não existe uma fórmula encantada, uma receita de bolo, uma mandinga (#todoschora), mas existem algumas regrinhas básicas que precisam ser seguidas e respeitadas quando se interage com seu público em redes sociais.

Abaixo seguem algumas que julgo essenciais para se ter esse engajamento:
Faça de tudo para conhecer seu consumidor
Seja acessível na maneira de se comunicar, interagir e se relacionar.
Ofereça produtos com preços justos
Seja relevante, participe de suas comunidades, celebre, brinque, se envolva e ESCUTE o consumidor
Não tenha medo da opinião dos seus clientes, comemore e divulgue as boas opiniões e dê atenção especial para os feedbacks negativos (você tem uma pesquisa de mercado diária e grátis, além de autêntica nas suas mãos Real Time)
Seja humano, se interesse pelas pessoas, tira a empresa do pedestal e venha pro chão (antes que nós derrubamos você daí)
Não ignore esse mundo maravilhoso das mídias sociais
Reinvente o Departamento de Marketing de sua empresa
Vai para a arena?
Se prepare, seja gentil, útil, focado, esperto, autêntico e perceba que os leões, serão mais fáceis de se domar do que você imagina.

FONTE: marketingblog.com.br