Apresentado projeto Casa de Passagem Casulo RECREO MONTENEGRO RS

Apresentado projeto Casa de Passagem Casulo


Espaço é destinado ao acolhimento de pessoas em estado de vulnerabilidade social


É um sonho virando realidade. Assim a diretora de Assistência Social, Leda Esmério, descreveu o projeto Casa de Passagem Casulo, divulgado na manhã de hoje (23), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A proposta foi apresentada pelo vice-presidente do Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (RECREO), Nelso Sousa, aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS).




O projeto Casa de Passagem Casulo é uma casa de acolhimento destinada a ampliar a rede de assistência social do município. Possibilita o abrigamento de 32 pessoas, entre moradores de rua e pessoas em situação de risco em Montenegro, com alojamento masculino separado do abrigo para mulheres, crianças e adolescentes. Seus principais objetivos são atender as necessidades imediatas, dando proteção social ao individuo, e promover a reorganização pessoal com a retomada do projeto de vida.




Serão acolhidas pessoas encaminhadas pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), Policia Civil, Brigada Militar e Conselho Tutelar do Município e para moradores de rua será desenvolvida uma abordagem através de educadores sociais. A contrapartida da Prefeitura se dará através da compra de vagas, com repasse de aproximadamente R$ 25 mil mensalmente. A previsão é de que as obras de reforma da casa iniciem em janeiro e estejam prontas em até 90 dias.




De acordo com a diretora Leda Esmério, a situação dos moradores de rua era uma questão que preocupava a Administração Municipal desde que o prefeito Percival de Oliveira assumiu o Executivo. Tínhamos como parceiro o Asilo da Geni, a única instituição que aceitava as pessoas a qualquer hora do dia”, declarou. O Recreo também sempre foi nosso parceiro, mas para lá só podiam ser encaminhados usuários de drogas, lembrou. Leda explicou que com o fechamento do Asilo da Geni, a Recreo acabou assumindo o abrigo para moradores de rua. Porém, surgiu a questão de atendimento. Não podíamos juntar essas pessoas, com aquelas que estavam recebendo tratamento para drogas. Além disso, precisávamos de um local para abrigar mulher e crianças também, salientou a diretora.




O vice-presidente da Recreo, Nelso Sousa, apresentou a estrutura da casa, assim como dados de recursos humanos e utensílios. Segundo Sousa, a casa tem intenção de dar abrigo para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, visando a reintegração na sociedade. Trabalhamos todos os detalhes, mas o mais importante é que precisamos ter atrativo para que possamos trabalhar com eles e proporcionar mais dignidade, salientou.




A secretária da SMHAD, Leone Kayser Bozzetto, salientou que a questão dos moradores de rua é um assunto que diz respeito a todos. Cabe ao poder público e à sociedade uma parceria para trabalharem em conjunto. Queremos dar dignidade a essas pessoas, afirmou a secretária. Leone destacou a importância do projeto. É um dia de relevância tanto para nós quanto para a sociedade, ressaltou.