Projeto Papa Óleo em Montenegro

SMMA apoia ação de recolhimento de óleo de fritura usado


Objetivo é dar o destino apropriado aos resíduos

Aqui nós respeitamos o meio ambiente.. É com esta iniciativa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) anunciou sua parceria com a empresa Recóleo. Na manhã de ontem (15), em reunião na sede da SMMA, foi apresentado o Projeto Papa Óleo. A ação, que está ocorrendo desde a Semana do Meio Ambiente, consiste no recolhimento de óleo de fritura usado nas residências.

O projeto funciona da seguinte maneira: a empresa Recóleo, em parceria com as distribuidoras de gás, recolhe o óleo de fritura usado, em garrafas pet de dois litros, na entrega do botijão de gás. Ao doar o óleo, o morador escolhe entre receber como brinde um detergente lava-louças de 500 ml ou um Vale Educação Ambiental no valor de R$ 1,00 a ser encaminhado pelos estudantes da família para a Escola de sua preferência, que receberá materiais didáticos e jogos educativos que promovam uma nova consciência ambiental na sociedade.

Os entregadores irão armazenar todo o material recolhido em um depósito adequado para esse fim, até que a empresa responsável pela reciclagem retire e destine tanto o óleo quantas as garrafas pets contaminadas para local apropriado. A empresa Recóleo, responsável pela coleta na cidade, é quem irá reciclar e levar o óleo já purificado para as indústrias, que irão produzir o Biodiesel, um combustível limpo, renovável e ecológico, usado em veículos de transporte e que polui muito menos o ar.

O sócio-proprietário da Recóleo RS, Claudio Leandro Nascimento Tavares explica que quando começaram a aparecer as ideias, a empresa percebeu a necessidade de começar por Montenegro. Ao caminhar, se faz o caminho. Nosso foco inicial eram os estabelecimentos comerciais. Mas após diversas solicitações, resolvemos trabalhar com as residências também, ressalta.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Terezinha Kraemer Canello, explica que esta é uma ação para reforçar a educação ambiental. “Queremos conscientizar a população para que não jogue óleo no esgoto, pois essa atitude acaba prejudicando o meio ambiente”, destaca.

Também participaram da reunião o agente ambiental da Recóleo RS, Luis Fernando Ferreira da Silva, a coordenadora de Educação Ambiental, Simone Schardong, e o assessor especial da SMMA, Paulo Ricardo Viríssimo da Silveira.