O Centenário da Ferrovia SP -RS



Documentário que marca o Centenário da Ferrovia SP x RS será exibido nessa quinta, dia 19 no auditório da maior instituição de ensino de Campos Novos.
Por: Cleide Fátima  Especial São Paulo  SP

Cenário da Guerra do Contestado, conhecido caminho das tropas e cidade mãe dos principais municípios originados pela ferrovia no Vale do rio do Peixe: É com esses atributos que Campos Novos (SC), entra no roteiro das exibições de Memorável Trem de Ferro. O filme concebido em película digital para celebrar os Cem Anos São Paulo  Rio Grande, a Ferrovia do Contestado, já foi visto por pelo menos 60 mil pessoas em exibições nos estados de SP, PR, SC e RS. Agora será apresentado na cidade considerada como o Celeiro Catarinense.

A exibição camponovense, marcada para essa quinta-feira, dia 19 de Maio é resultado de uma parceria entre a Unoesc Campus de Campos Novos e a equipe de cineastas que integram a produção.

Para o diretor da obra, jornalista Ernoy Mattielo, o evento desta semana tem um significado especial: Já passamos por dezenas de cidades e em cada uma experimentamos um sabor nostálgico diferenciado, entretanto em Campos Novos as alegrias da projeção se misturam ao carinho que tenho pela cidade onde já atuei no rádio e fiz muitos amigos”, comenta. Outro detalhe marcante, segundo o jornalista é que foi exatamente das conversas com o amigo Cid na década de 90, quando trabalhou na Rádio Cultura, que surgiu a idéia de fazer cinema:  Me lembro como se fosse hoje, afirma o cineasta; O Cid contava de um filme de faroeste rodado em Campos Novos, uma produção feita com poucos recursos. Achei que seria possível irmos além, fazendo cinema de qualidade e de baixo custo e desde essa época as filmagens passaram a chamar a minha atenção, completa.

O documentário lançado em Fevereiro na cidade de Piratuba  SC, também foi apresentado no início do mês nas cidades de Salvador do Sul, na Serra Gaúcha e em Montenegro, Região Metropolitana, além de uma reapresentação em Concórdia  SC.

Já na próxima semana as projeções chegam a Erechim (RS), ocasião em que o Centro Cultural 25 de Julho deve receber cerca de 11 mil alunos da rede pública de educação, alem da comunidade local nos dias 24 e 25 de Maio.

O projeto orçado em 200 mil reais, tem como principais patrocinadores a Prefeitura de Piratuba, Secretaria de Turismo de Piratuba  SC, ABPF  Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Faculdade Fafit, Hotel Kirt, além de várias outras empresas privadas.

Mais informações: www.memoraveltremdeferro.com.br