Notícia da Câmara de Vereadores de Montenegro 18/5/2011



Três milhões para máquinas da Prefeitura: projeto na Câmara, quinta

Novamente o projeto que autoriza a Prefeitura a contrair financiamento de até três milhões de reais está em pauta quinta, na Câmara de Vereadores. Esteve anteriormente em 2009. Exigência do agente financiador, o Banco do Brasil, obrigou o Executivo a remeter a lei novamente à Câmara, para se adequar ao modelo padrão do Banco. O recurso permite à Prefeitura adquirir máquinas e equipamentos no âmbito do Programa de Intervenções Viárias – Provias.

Na Comissão Geral de Pareceres (CGP), terça-feira (17) o Secretário de Gestão Paulo Zang alertou os Vereadores que o Município somente poderá contrair o financiamento se houver esta alteração.

Segundo a Mensagem Justificativa assinada pelo Prefeito Percival de Oliveira (PMDB), com o empréstimo será possível adquirir máquinas e caminhões a serem utilizados na recuperação de ruas e estradas do município. O orçamento da Prefeitura consignará, anualmente, os recursos necessários ao atendimento da parte não financiada pelo Programa, além das despesas de amortização do montante principal, juros e demais encargos. Os Vereadores decidiram aprovar por unanimidade, seguindo para apreciação em plenário.

Mais duas matérias do Executivo serão votadas. A primeira firma convênio com o Grupo Coral Vozes de Montenegro, para repassar R$ 15.000,00, do Fumdesc. O Grupo não tem fins lucrativos, sendo o mais antigo dentre os grandes corais de Montenegro e região. Realiza apresentações gratuitas no âmbito municipal e estadual, levando o nome da cidade para outros municípios.

A segunda permite a contratação temporária de dois professores auxiliares para a Fundarte: um de ballet, com carga horária de 20h e outro auxiliar, para atendimento ao Grupo de Dança. A contratação será necessária para substituir a professora Débora Brandt Alencastro, que entrará em licença maternidade.


Schmitz propõe Semana Municipal da Água



Projeto propondo a Semana Municipal da Água em Montenegro também será votado quinta. O Vereador José Alfredo Schmitz (PPS), com sua proposta, quer instituir a Semana, nos meses de outubro, tendo como referência o Dia Interamericano da Água, comemorado no primeiro sábado daquele mês. Passará a integrar o Calendário de Eventos.

Com seu projeto, Schmitz pretende instituir data alusiva, visando sensibilizar e incentivar a comunidade para usar conscientemente os recursos hídricos. A água é fonte vital para o desenvolvimento econômico e social da população, enfatiza.

Também será votado projeto apresentado pelo vereador Marcelo Cardona (PP), incluindo a Rua A, do Loteamento Bela Vista, no traçado da Rua das Avencas. Cardona justifica se tratar de uma adequação, pois os moradores e proprietários de terrenos localizados na Rua A já vêm usando aquele nome.