Projeto para ampliar rede de dados entre setores da Prefeitura de Montenegro

  Apresentado projeto para ampliar rede de dados entre setores da Prefeitura   
 
Percival de Oliveira e Paulo Zang apresentaram benefícios do projeto


Em reunião na sede da Telebrás, em Brasília, na manhã de ontem (12), o prefeito Percival de Oliveira e o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Paulo Zang, apresentaram um projeto para ampliar a rede de dados entre os setores da Prefeitura de Montenegro. A ideia é criar 50 pontos na cidade para atender a demanda interna de dados, internet, voz e imagem. A Prefeitura pretende implementar a ação com auxílio de recursos da União.

O projeto é divido em duas fases. Na primeira, serão construídas duas torres, que possibilitarão a implantação de 42 pontos, num investimento estimado em R$ 424 mil. Na segunda etapa, serão mais sete torres e oito pontos, com custo de R$ 235 mil. “Atualmente as secretarias já estão interligadas por fibra ótica”, informou Zang. “Agora, pretendemos ligar os departamentos, escolas, postos de saúde e demais unidades da estrutura que hoje estão fora desta rede interna”, enfatizou.

Com a ampliação da rede de dados, será possível reduzir custos, com internet e telefonia, com a utilização do sistema voip para comunicação. “Poderemos estender o monitoramento de alarmes e implantar um monitoramento por vídeo entre os setores”, reforçou o secretário. Outro objetivo é a utilização de um software de gestão na área de saúde e educação, por exemplo, onde as informações possam ser atualizadas em tempo real.

Outra possibilidade aberta é a utilização da infraestrutura da rede por parte de provedores de internet de forma a ampliar a oferta deste serviço a empresas e em locais e comunidades atualmente desassistidas, com preços mais justos.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, Paulo Eduardo Kapp, elogiou a iniciativa e pretende analisar o projeto apresentado para encaminhá-lo para a busca de recursos federais.