INFORMATIVO GERAL DA CÂMARA DE VEREADORES DE MONTENEGRO 20/5/2011


Montenegro terá Semana da Água em outubro

O projeto 046/11, do Legislativo, que institui a Semana Municipal da Água em Montenegro foi aprovado na sessão da última quinta (19) da Câmara Municipal. Pela proposta do Vereador José Alfredo Schmitz (PPS) a Semana vai acontecer em outubro, tendo como referência o Dia Interamericano da Água, que transcorre no primeiro sábado daquele mês, e passará a integrar o Calendário de Eventos do Município.



Com seu projeto, Schmitz pretende sensibilizar e incentivar a comunidade para usar conscientemente os recursos hídricos. A água é fonte vital para o desenvolvimento econômico e social da população, enfatiza.

Schmitz foi à tribuna nas explicações pessoais e aproveitando a presença dos funcionários da Corsan  Unidade de Montenegro pediu apoio no projeto recém aprovado pelos seus colegas vereadores. Agora, a matéria depende da promulgação por parte do prefeito Percival de Oliveira (PMDB).

Também acolhido o projeto 045/11, que autoriza a Prefeitura a contrair financiamento de até três milhões de reais para adquirir máquinas e equipamentos no âmbito do Programa de Intervenções Viárias – Provias.

Segundo a Mensagem Justificativa assinada pelo Prefeito Percival de Oliveira (PMDB), com o empréstimo será possível adquirir máquinas e caminhões a serem utilizados na recuperação de ruas e estradas do município. O orçamento da Prefeitura consignará, anualmente, os recursos necessários ao atendimento da parte não financiada pelo Programa, além das despesas de amortização do montante principal, juros e demais encargos.

A Câmara também aceitou o projeto do vereador Marcelo Cardona (PP), incluindo a Rua A, do Loteamento Bela Vista, no traçado da Rua das Avencas. Cardona justifica se tratar de uma adequação, pois os moradores e proprietários de terrenos localizados na Rua A já vêm usando aquele nome.

Mais duas matérias do Executivo foram aprovadas. A primeira firma convênio com o Grupo Coral Vozes de Montenegro, para repassar R$ 15.000,00, do Fumdesc. O Grupo não tem fins lucrativos, sendo o mais antigo dentre os grandes corais de Montenegro e região. Realiza apresentações gratuitas no âmbito municipal e estadual, levando o nome da cidade para outros municípios.

A segunda permite a contratação temporária de dois professores auxiliares para a Fundarte: um de ballet, com carga horária de 20h e outro auxiliar, para atendimento ao Grupo de Dança. A contratação será necessária para substituir a professora Débora Brandt Alencastro, que entrará em licença maternidade. Além dos projetos os vereadores aprovaram os Pedidos de Informação da Vereadora Rose Almeida, Marcos Gehlen Tuco e Iria