MÉDICOS VARREM AS RUAS





Centenas de bitucas de cigarro sendo recolhidas por um grupo de pessoas com vassouras na mão. E dentre elas, médicos. Esse era o cenário encontrado pelos pedestres que passavam pela Avenida Paulista, em frente ao Conjunto Nacional, na manhã desta terça-feira (31), para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco.

A doutora Valéria Martins, especializada nos males causados pelo cigarro, participou do evento. Com sua vassoura na mão, ela disse que além de fazer mal à saúde de quem fuma, os dejetos do cigarro ainda poluem as ruas da cidade. As pessoas que jogam as bitucas nas calçadas estão poluindo o meio ambiente e deixando feia a paisagem, disse a doutora. É importante a conscientização para ajudarmos na limpeza da cidade. Além do alerta sobre o descarte das bitucas, os médicos também atenderam à população que passava pelo Conjunto Nacional e que queria mais informações sobre o vício.

Rede Papel Bituca

A Rede Papel Bituca, ONG especializada na conscientização dos fumantes, entrou no mercado há cerca de um ano com o objetivo de dar um destino correto às bitucas de cigarro. Segundo Cláudia de Cillo, uma das gestoras do projeto, a ação é inovadora, já que a maior parte dos lugares não tem um ponto de coleta seletiva com o foco nas bitucas.


Queremos que as bitucas não parem nos lixões de maneira inapropriada. Elas podem ser recicladas e se tornar diversos outros produtos, como cadernos, blocos e crachás, disse Cláudia.


De acordo com a gestora, a cada 1200 bitucas recicladas, um caderno pode ser produzido. Estamos tentando espalhar as bituqueiras pela cidade, mas, quem quiser guarder as suas e colaborar com a ONG, pode levar tudo para o nosso ponto de coleta. A sede da organização, que também funciona como um ponto de coleta, fica na Rua Luiz Carlos Paraná, 17, na Zona Sul de São Paulo.

Fonte: g1.globo.com