HOSPITAL MONTENEGRO

  
Reunião debate situação do Hospital Montenegro


Uma comissão foi criada para continuar acompanhando as questões referentes ao Hospital

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas do Hospital Montenegro, ocorreu na manhã de ontem (16), uma reunião na Câmara de Vereadores. No encontro, foi criada uma comissão que irá acompanhar de perto a nova contratualização com o Estado, os novos serviços a serem conveniados, a questão de regionalização do Hospital e questões do dia-a-dia da saúde, que estão sendo encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referentes ao Hospital Montenegro (HM). Também ficou acertado que o relatório e os diagnósticos da assessoria que o Hospital Mãe de Deus vem prestando serão apresentados para as devidas providências com relação às ações gerenciais para o HM.

A secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, destacou que o HM é uma referência hospitalar para a cidade e para a região. Queríamos sair desta reunião com uma agenda de trabalho e uma comissão para realizarmos um planejamento de curto, médio e longo prazo. Não podemos deixar que o Hospital feche, pois a cidade precisa dele, salientou. Segundo Ana, o município já adianta recursos todos os meses para o Hospital.

De acordo com o vice-prefeito Marcos Griebeler, governo e município precisam trabalhar juntos na questão. Temos que encaminhar uma solução para o Hospital Montenegro. O município está à disposição e preocupado. Trata-se de um hospital que atende pessoas de toda a região, observou.

A delegada Regional de Saúde, Dra. Rosângela Dornelles afirmou que há a possibilidade de um adiantamento no repasse de incentivos estaduais. Essa antecipação, que deve ocorrer ainda esta semana, irá auxiliar na redução do atraso nos salários, mas trata-se de uma medida paliativa.

A comissão criada é formada por: Dra. Rosangela Dornelles e Eloisa Santos (2ª CRS/SES/RS); Carlos Aguiar e Ana Lopes (Hospital Montenegro); Eunice Fabrazil (Conselho Municipal de Saúde); Ana Maria Rodrigues (Secretaria Municipal de Saúde); Ilse Joner e Julio Hoffmeister (Secretaria Municipal da Fazenda); e os vereadores Iria Camargo e Joacir Menezes (Câmara Municipal de Vereadores).

Estiveram presentes na reunião vereadores, a presidente da OASE (mantenedora do HM) Eliane Daudt; o superintendente do Hospital Montenegro, Carlos Aguiar; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eunice Fabrazil.