Cultura e lazer para os bairros de Montenegro





1ª edição do Cultura nos Bairros neste domingo, na Escola Etelvino de Araújo Cruz

A partir deste domingo (29), a Prefeitura de Montenegro, em parceria com o SESC-RS irá levar cultura e lazer para os bairros da cidade. É o projeto Cultura nos Bairros, cuja primeira edição será realizada na Escola Municipal Etelvino de Araújo Cruz, na localidade de Rua Nova, a partir das 15 horas, com a apresentação do Grupo de Teatro Oigalê. A peça apresentada será O Negrinho do Pastoreio e a entrada é franca.

Sempre no último domingo do mês, em um bairro diferente, será levado um grupo de teatro ou dança para se apresentar. O projeto também visa envolver as associações de bairros, que receberão as apresentações e mostrarão os trabalhos locais, além de efetuarem a venda de lanches durante os eventos.

A gerente do SESC Montenegro, Magda de Azeredo, destaca que é uma parceria firmada no começo do ano visando levar cultura aos bairros e também ao interior. “Notamos que a maioria dos eventos acontecia no centro, então, em parceria com a SMEC, resolvemos descentralizar as atividades. O nome é Cultura nos Bairros, mas os eventos também irão ocorrer em localidades do interior, afirma Magda

Segundo o diretor de Cultura, Edson Maciel, o objetivo do projeto é difundir a cultura, levando o teatro, a dança e a música para aquelas pessoas que não tem condições de se deslocarem para assistir os eventos no auditório Roberto Atayde Cardona, Estação da Cultura e Parque Centenário. É mais uma opção de lazer e cultura para a comunidade montenegrina, bem como oportunidade de oferecer à população atividades recreativas e de inclusão social, destaca.

Com a parceria, Montenegro passará a contar com eventos em todos os domingos do mês: no primeiro e no terceiro já ocorre o Brique, na Estação da Cultura. O SESC também é parceiro da Prefeitura de Montenegro durante o Domingo no Parque, disponibilizando brinquedos para a diversão das crianças.


O Negrinho do Pastoreio – (teatro de rua)

Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. É a lenda mais autêntica do folclore do Rio Grande do Sul. Conta a saga de um escravo que por ter perdido uma corrida de cavalos é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta apenas acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha. O espetáculo estreou em setembro de 2002, já tendo realizado 365 apresentações para mais de 90.000 pessoas, em diversas cidades do Brasil.