Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Montenegro RS



Grupo Intersetorial realiza ação de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Objetivo é conscientizar as pessoas para que denunciem casos de abuso

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em alusão a esta data, o Grupo Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil realizou durante o dia de hoje ações na Praça Rui Barbosa e na Praça dos Ferroviários.


A banda da EMEF José Pedro Steigleder realizou a abertura do evento. Foram distribuídos materiais informativos e uma fitinha amarela para quem passava pelas praças.


De acordo com a diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério, o amarelo foi a cor instituída pelo município como sinal de alerta. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para que denunciem. É preciso que elas tenham coragem de delatar casos de abuso sexual, salienta Leda.


Denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar, através do telefone 3649-8279; Ministério Público, através do telefone 3632-1677; Delegacia de Polícia, através do telefone 3632-1111, 3632-1521 e 197; e Disque Denúncia, através do Disque 100. Adenúncia pode ser anônima.


É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.  Estatuto da Criança e do Adolescente - art. 18